terça-feira, 31 de maio de 2011

Foi-se o mais africano dos brasileiros

Abdias do Nascimento, actor, director, dramaturgo, pintor, economista, académico, político e militante pan-africanista, despediu-se do palco da vida na noite de segunda-feira, 23 de maio, aos 97 anos após cerca de um mês de internação por problemas cardíacos, no Hospital Federal dos Servidores, no Rio de Janeiro.

Por: Alberto Castro*

 Foi-se o mais africano dos brasileiros 
 
Neto de africanos escravizados, filho de pai sapateiro e mãe doceira, nasceu na cidade de Franca, São Paulo, em 1914. Um dos pioneiros da luta contra a discriminação racial no Brasil, integrou a Frente Negra Brasileira na década de 1930 e criou em 1944 o Teatro Experimental do Negro (TEN), um espaço cultural que, para além de visar a formação e inclusão dos artistas afrodescendentes no teatro brasileiro, se tornou num verdadeiro centro de formação e consciencialização política dos negros brasileiros.
Em 1949 denunciou assim a criminalização preconceituosa do negro: "Basta um negro ser detido por qualquer coisa insignificante - assim como não ter uma carteira de identidade - para ser logo tratado como se já fosse criminoso. Dir-se-ia que a polícia considera o homem de cor um delinquente nato, e está criando o delito de ser negro”.
Perseguido pela ditadura militar, exilou-se nos Estados Unidos de 1968 a 1978, actuando como conferencista, professor e escritor. Da sua obra literária destacam-se "Sortilégio", "Dramas Para Negros" e "Prólogo Para Brancos", "O Negro Revoltado", livros que retrataram as realidades quilombolas e levantaram temas como o pensamento dos povos africanos, combate ao racismo, democracia racial e o valor dos orixás nas religiões de matriz africana. Do seu legado, para além do TEN e dos livros, inclui-se, entre outros, o jornal o "Quilombo" fundado em 1968 e o Instituto de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO), criado em 1981 após o seu regresso do exílio.
Apoiante da Negritude e dos movimentos Pan-Africanistas, no exílio não hesitou em identificar-se com a facção do nacionalismo pan-africanista de Patrice Lumumba, Aimé Césaire, Cheikh Anta Diop, Malcolm X, Steve Biko, entre outros, considerada então de radical, minoritária e desprezada como tendência de negros "racistas" e "incultos". Como activista do Pan-Africanismo, Abdias do Nascimento, entre outros, colocou a descolonização de África na cena política brasileira.
Escreve o professor Carlos Moore, no prefácio do livro "O Brasil na Mira do Pan-africanismo", que "Um dilema para Nascimento, na sua acção internacional, foi a questão dos métodos a utilizar na luta pela liberdade dos povos negros. Luta armada ’por todos os meios necessários’ (Kwame Nkrumah, Malcolm X, Amílcar Cabral, Frantz Fanon)? Ou via pacífica, mediante sucessivas etapas de negociação (Martin Luther King, Léopold Sédar Senghor, Desmond Tutu, Albert Luthuli)? Homem pacífico por natureza, Nascimento sempre teve uma predileção pela negociação. Apaixonado na denúncia da opressão, sempre foi moderado no confronto fraternal das ideias; a luta violenta nunca foi o caminho predileto de seu coração. Mas, diante da crueldade racista das potências colonizadoras, como nas colónias portuguesas, e sob os implacáveis regimes de apartheid na África do Sul, na Namíbia e no Zimbabwe, apoiou a luta armada nesses países."
De volta ao Brasil, engajou-se na política pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), uma legenda da esquerda brasileira fundada por Leonel Brizola, tendo sido deputado federal de 1983 a 1987 e senador da República de 1997 a 1999. Como deputado federal apresenta projectos de lei definindo o racismo como crime. Foi de sua autoria o primeiro projecto de lei de políticas públicas afirmativas da história do Brasil.
Fortemente ligado ao Movimento Negro Unificado, do qual foi um dos fundadores em 1978, Abdias do Nascimento nunca se cansou de denunciar o racismo brasileiro o qual caracterizava de covarde. Por sugestão sua é instituído o 20 de Novembro como Dia da Consciência Negra no Brasil, data que se celebra desde 2006.
Foi indicado por duas vezes, em 2004 e em 2010, ao Prémio Nobel da Paz e recebeu honrarias dos Estados Unidos, Nigéria, México, Unesco e ONU. No Brasil, recebeu das mãos do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva a honraria mais alta outorgada pelo governo brasileiro: a Ordem do Rio Branco, no grau de Comendador.
Recentemente ele apareceu no capítulo quinto (segmento dedicado ao Brasil) do documentário da TV americana PBS com o título "Black in Latin America", dirigido e apresentado pelo professor Henry Louis Gates Jr., prestigiado académico de Harvard, documentarista, editor-chefe da revista afro-americana The Roots, colunista do jornal The New York Times e da revista The New Yorker, a última pessoa a entrevistá-lo. Durante a entrevista (http://video.pbs.org/video/1906000944), Abdias classificar a democracia racial brasileira de "piada" e o racismo brasileiro de "escancarado e covarde" por não permitir a ascensão do negro na pirâmide social de um país onde ele deu tanto e representa a maioria (50,7%) da população.
Um dos mais emocionantes testemunhos de elogio ao grande líder negro brasileiro veio de uma mulher branca, a escritora, actriz e fotógrafa freelance ítalo-brasileira Verinha Ottoni que, ainda em 2002 escreveu no seu domínio da Internet, em inglês aqui traduzido, o seguinte:
"Abdias foi uma enorme influência em mim, ele me introduziu no teatro e no amor por ele. Ele ensinou-me a respeitar os outros, independentemente da cor de suas peles ou de suas origens étnicas. Pode parecer surpresa para muitos, mas o Brasil é uma sociedade muito racista. Ainda esta semana estive falando com uma amiga brasileira que me estava dizendo o quão feliz estava pela sua filha branca de olhos azuis não ter ido viver para Londres ou para os EUA porque receava que ela terminaria casando com um homem negro! Minha resposta para ela foi a de que não me importaria nada de ver minha filha se casando com um homem negro. Estou antes preocupada com que minha filha se case com um homem que a ame e trate bem. Estas são as batalhas exactas sobre ignorância e o preconceito que eu me lembro de ver Abdias do Nascimento combatendo contra no Brasil. E por isso, eu considero Abdias do Nascimento o único brasileiro de quem estou orgulhosa.
Abdias partiu ao encontro de seus antepassados precisamente na semana em que se celebra o Dia da África’, criado simbolicamente pela ONU em 1972 para colocar um ponto final à colonização do continente. Pediu para que suas cinzas fossem lançadas aos ventos da liberdade da Serra da Barriga, onde ficava o território livre de Zumbi dos Palmares. Levou vestido o inseparável bubu africano que sempre fez questão de usar orgulhosamente para marcar sua identidade negra e respeitar a sua ancestralidade africana. Partiu odiando de uma forma profunda e amarga o racismo brasileiro pelo que ele fez e faz aos afrodescendentes, conforme fez questão de realçar na entrevista a Henry Gates Jr. Deixa como legado maior uma vida inteira de luta intensa e sem tréguas ao racismo, uma luta inspiradora para milhões de brasileiros de todas as cores que sonham e lutam por uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária.
Jornalista freelancer residente em Londres, formado em História e Política pela SOAS, Universidade de Londres*.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

EUA: Luís Spencer com cargo de destaque no sistema de justiça de Boston

 

Está oficializada a nomeação de Luís Spencer como Comissário do Departamento de Correcção de Massachussets. O cargo é um dos mais importantes do sistema prisional daquele estado norte-americano e coroa a carreira de "historial significativo" deste cabo-verdiano.

EUA: Luís Spencer com cargo de destaque no sistema de justiça de Boston
Foi o próprio governador do Massachussets, Deval Patrick, que anunciou a nomeação de Luís Spencer, que, de resto, já vem exercendo o cargo desde Janeiro de 2011. Trata-se de um departamento que engloba 18 unidades prisionais e 5.400 funcionários, onde estão mais de 11 mil detidos. Luís Spender tem um orçamento de 500 milhões dólares anuais para gerir.
"A ampla experiência do comissário Spencer no Departamento é a prova dos nossos esforços para assegurar um sistema de justiça moderno e eficaz para a comunidade", disse o governador Patrick. "Estou muito feliz por oficialmente dar as boas-vindas ao comissário e estou ansioso para trabalhar com ele nos próximos meses", assegura.
O comunicado emitido pela assessoria do governador Deval Patrick avança que secretária de Segurança Pública, Mary Beth Heffernan, aponta Spencer como uma "excelente escolha". "Ele é duro e inteligente e tem um historial significativo que irá ajudá-lo a fazer com que o nosso sistema dê um salto positivo em frente", afiança aquela responsável. Acrescenta ainda que Spencer "tem demonstrado uma forte liderança que irá proporcionar uma visão inovadora do sistema familiar".
Luís Spencer tem mais de 30 anos de experiência no sistema de justiça criminal. Começou a sua carreira no Departamento de Correcção (DOC, sigla em inglês) nos anos 80 e foi superintendente em três alas diferentes. Foi promovido a vice-comissário assistente do sector sul em 2008. Em 2010 torna-se vice-comissário de todo o DOC, para, no início deste ano, ser o Comissário daquele organismo.
A sub-secretária de Justiça Criminal, Sandra McCroom, diz que Spencer "é mais um jogador de uma equipa leal", que se pretende para o DOC. Já o xerife do condado de Suffolk, Andrea Cabral, afirma que o mais recente comissário "tem uma notável experiência em liderança no DOC. Ele entende a necessidade de uma gestão forte, decisiva, da transparência e parcerias eficazes. As minhas expectativas são altas".
No seu currículo, Spencer tem a participação no Programa de Excelência do Instituto Nacional de Executivos e no Programa de Altos Executivos da Escola de Governação John F. Kennedy da Universidade de Harvard. Tem ainda um Associated Degree em Justiça Criminal da Universidade Comunitária de Massasoit, em Brockton.

Presidenciais: AL, JCF e MIS têm mais 10 dias para oficializarem candidaturas

Aristides Lima, Jorge Carlos Fonseca e Manuel Inocêncio Sousa têm até 8 de Junho próximo para apresentarem as respectivas candidaturas a PR ao Supremo Tribunal de Justiça, enquanto Tribunal Constitucional. Esta exigência consta do calendário eleitoral aprovado pela Comissão Nacional das Eleições, cujo novo presidente está ainda por ser eleito pela Assembleia Nacional.

Presidenciais: AL, JCF e MIS têm mais 10 dias para oficializarem candidaturas

Marcada que foi, através o decreto-presidencial de 16 de Maio, a primeira volta das eleições presidenciais para 7 de Agosto, a CNE acaba de aprovar o calendário eleitoral, contendo o quadro cronológico com as respectivas operações.
Publicado desde quarta-feira passada no Boletim Oficial, o documento, assinado pelo vice-presidente da CNE Manuel Gomes Varela Miranda, estabelece que fica, desde 16 Maio, proibida a propaganda política, feita através de qualquer meio de publicidade comercial.
A Comissão Nacional de Eleições delibera, por outro lado, suspender o recenseamento eleitoral entre 3 de Junho e 7 de Agosto próximo, porque a lei estabelece que nos 65 dias antes do acto eleitoral não podem acontecer novas inscrições de eleitores.
Os concorrentes à sucessão de Pedro Pires na chefia do Estado de Cabo Verde têm, conforme fixou o mesmo órgão, até 8 de Junho próximo para apresentarem as respectivas candidaturas ao Tribunal Constitucional.
Ainda de acordo com citado calendário, o voto antecipado, previsto nos termos do artigo 213º do Código Eleitoral e a ser exercido perante o presidente da Câmara Municipal ou seu substituto, deve acontecer entre 31 de Julho e 2 de Agosto em todo o país.
A CNE fixa também que a campanha eleitoral será realizada entre 21 de Julho e 5 de Agosto, devendo nesse período ser proibida a divulgação de comentários e resultados de quaisquer sondagens ou inquéritos de opinião realizados pelas diferentes candidaturas.
Ou seja, a partir de agora, o "candidato da cidadania" (Aristides Lima), o presidenciável apoiado pelo PAICV (Manuel Inocêncio Sousa) e o candidato apoiado pelo MpD (Jorge Carlos Fonseca) vão ter que trabalhar respeitando o calendário eleitoral em apreço.

Claúdia Fernandes assume Escola de Hotelaria e Turismo 30 Maio 2011

Cláudia Fernandes é a primeira directora da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde. Formada em Comunicação Social e Cultura pela Faculdade de Ciências Humanas, da Universidade Católica Portuguesa, Fernandes, que vinha desempenhando a função de assessora do Ministério das Relações Exteriores e Comércio Externo (MIREX), assume o cargo esta segunda-feira, 30.

Claúdia Fernandes assume Escola de Hotelaria e Turismo
Cláudia Fernandes diz-se expectante quanto às novas funções que vai desempenhar e promete dar “a minha contribuição para que tenhamos uma escola de qualidade e que possa formar pessoas com um perfil adequado às exigências do mercado de trabalho”, afirmou, prometendo trabalhar em estreita parceira com o sector privado.
A Escola de Hotelaria e Turismo (EHTCV) é um investimento de 13 milhões de euros, financiados na totalidade pela cooperação luxemburguesa. A escola, que iniciou os cursos-piloto em 2009/10 e tem 124 alunos e 24 formadores, oferece cursos de técnico de agência de viagem e recepção hoteleira de nível IV, cozinha/pastelaria e restaurante-bar de nível III. E já tem protocolos com o Brasil e Portugal, sendo que com este último possui um acordo com o Instituto de Turismo que possui 16 escolas de hotelaria e turismo.
A EHTCV está sob a superintendência do Instituto do Emprego e de Formação Profissional (IEFP), e tem como missão promover o conhecimento e o desenvolvimento de competências para o exercício de actividades profissionais de excelência nas áreas da hotelaria, restauração e turismo. E como a prática é o critério que valora qualquer formação a escola quer que os seus formandos comecem a exercitar desde os primeiros dias do seu curso a arte de bem servir. Assim, pensa servir refeições no restaurante que possui. E desde que com marcação prévia poderá garantir cocktails em eventos e outras actividades.
O convite para Cláudia Fernandes dirigir a EHTCV partiu da Ministra da Juventude e Emprego, Janira Hoppfer Almada.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Interior da Lua contém tanta água como o da Terra, diz estudoPor Redacção


Uma investigação publicada na revista Science conclui que o interior da Lua contém tanta água como as profundezas da Terra. O estudo diz, ainda, que a Lua contém cem vezes mais água do que os cientistas pensavam.

De acordo com a publicação científica, os investigadores chegaram as estas conclusões depois de terem encontrado moléculas de água e outros elementos voláteis nas amostras de magma lunar retidas em grânulos de vidro vulcânico, recolhidos pelos astronautas do Apollo 17, a última missão espacial na Lua, em Dezembro de 1972.

«As amostras de magma são a melhor medida de que dispomos para avaliar a quantidade de água no interior da Lua», esclareceu James Van Orman, professor de Geologia e um dos autores do estudo.

O especialista adianta que o interior da Lua «parece bastante semelhante» ao interior da Terra no que respeita à abundância de água.

Governo avalia levantamento dos acampados em Madrid

O ministro do Interior espanhol disse esta sexta-feira que reunirá com as autoridades policiais para discutirem a possibilidade de desalojar os manifestantes que se encontram acampados na Porta do Sol, em Madrid.

«Vou analisar a situação com a política e tomaremos uma decisão», disse Alfredo Pérez Rubalcaba, após uma reunião do Conselho de Ministros na capital espanhola, referindo que o Governo se reuniu com comerciantes da zona para falar sobre as consequências das manifestações.

«Considero que parte dos problemas que colocaram eram problemas certos, alguns dos quais já foram resolvidos. Falta resolver outros», acrescentou o responsável, demarcando-se da decisão de remover o acampamento na Praça da Catalunha, em Barcelona.

«É uma decisão do conselheiro do Interior da Generalitat [Governo regional Catalunha]. Terá as suas razões para o fazer e remeto-me ao que ele explique», disse.

Perante a insistência dos manifestantes em manter o protesto e não sair do local, a polícia agiu esta sexta-feira sobre algumas pessoas e disparou tiros para o ar, para tentar dispersar a multidão, tendo já provocado 120 feridos, segundo o Sistema de Emergências Médicas (SEM).

Entre as vítimas estão vários jornalistas, como denunciou o Colégio de Jornalistas da Catalunha, salientando que os elementos atingidos estavam devidamente identificados como profissionais de órgãos de comunicação social.

Foi convocado um protesto em todas as praças espanholas para esta sexta-feira às 19 horas (18.00, hora de Lisboa).

segunda-feira, 23 de maio de 2011

NÃO ME RENDO PERANTE AMEAÇAS E CALÚNIAS

 

Ao ler o “artigo” publicado no LIBERAL ON LINE intitulado JULIETA TAVARES É ASSESSORA DE IMPRENSA DO PAICV, com data de 16 de Maio de 2011, assinado por Manuel Furtado Pereira, pensei em não responder. Isso porque, determinadas coisas não merecem respostas. Mas, depois de alguma reflexão e analisando as ameaças que ultimamente me são feitas por pessoas que são apoiantes do Presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina e também pertencentes àquela edilidade, cheguei à conclusão que deveria aproveitar o mesmo espaço e este, do jornal A SEMANA ON LINE, para, não somente responder-lhe, mas também esclarecer algumas situações e deixar claro, de uma vez por todas, que não vale a pena me ameaçarem e tentarem atacar minha integridade pessoal e profissional, porque não tenho medo e não me rendo perante ameaças, suposições e calúnias. Aproveito tambem deste espaço para que mais pessoas saibam das pressões e ameaças que os jornalistas da RTC sofrem em Santa Catarina.

Julieta Tavares

NÃO ME RENDO PERANTE AMEAÇAS E CALÚNIAS 
 
Antes porém, gostaria de perguntar ao signatário se ele se revê no que está escrito? Se é mesmo a sua opinião. É que o estilo de escrita não me é estranho e muito menos a forma como o conteúdo foi abordado e estruturado. Espanta-me o seu conhecimento de certos pormenores. Se se revê no que foi assinado por si, com certeza não terá problemas em me enfrentar num tribunal para reafirmar e provar tudo o que escreveu. Desafio-o a ir provar, perante um juiz, cada insinuação que fez . A dar a cara pela verdade. Porque só escrever não basta. É preciso provar, justificar, sustentar. Isso aprende-se também na Universidade. Da mesma forma que Vital Tavares, irmão de Francisco Tavares, vai responder em tribunal por aquilo que escreveu, você também terá de arcar com as consequências das suas acções. Posso dar à opinião pública alguns esclarecimentos neste espaço, mas outras questões terá de esclarecê-las no local próprio onde o desrespeito pela honra e pelo bom nome é julgado.
Mas vamos aos factos. O “artigo” de opinião quis me atacar. Porquê? Porque faço o meu trabalho com isenção e profissionalismo? Porque reporto o que de facto existe ou acontece? Você se mostrou um “grande conhecedor” dos critérios para a produção de uma notícia e eu, que estudei para ser jornalista, nada sei. Eu não trabalho para denegrir a imagem de quem quer que seja. Eu faço o meu trabalho com ética e rigor técnico e sempre dou vez e voz ao contraditório. Se alguma instituição, nesse caso a Câmara Municipal de Santa Catarina, que você faz questão de defender tão fervorasamente, afirmar o contrário, fá-lo de má fé e desafio qualquer representante daquela instituição a me contradizer...com factos!
Nunca, em momento algum, foi feita uma matéria jornalística por qualquer jornalista da RTC, Delegação de Assomada, que implicasse qualquer pessoa ou instituição, nomeadamente a edilidade santacatarinense, em que não lhe foi dada a vez para falar da sua justiça. Muito pelo contrário. Muitas vezes, como aconteceu esses dias, dispensaram o direito à reacção, ao direito de resposta que a Lei da Comunicação Social lhes confere, nomeadamente ao não se interessarem em responder sobre o matadouro que foi encerrado por falta de higiene e ainda, não se mostram interessados em falar da nova organização do mercado e das novas formas de pagamento que causaram discordia no seio das vendedeiras. Isso tudo para nos deixar mal vistos, para mostrar que perseguimos a, dita indefesa, Câmara Municipal de Santa Catarina e desviar a atenção daquilo que são factos. Afinal, quem quer manipular o quê e/ou quem?
Mais, Sr. Manuel Furtado Pereira, você, muito cioso e aguerrido em defender a Câmara Municipal de Santa Catarina, escreve coisas que me levam a pensar que você não está a par de tudo como deveria estar alguem tão senhor da verdade, ou, simplesmente, quer criar factos para gerar conflitos. Quando diz que a Câmara de Santa Catarina homenageou cidadãos de Santa Catarina, entre eles o senhor Bispo Dom Arlindo e que a RTC não deu cobertura, tem a certeza do que escreveu? Exorto-lhe a ver mais televisão, a ser mais investigativo, a exercitar esse lado universitario que diz ter/ser, com investigação e procure nos arquivos da RTC (RCV e TCV). Eu própria terei muito gosto em ilucidá-lo. Mostre as qualidades que um estudante universitário deve ter, ou simplesmente, seja honesto e verdadeiro. Há mais, quando diz que na RTC de Assomada, ou melhor, eu, Julieta Tavares, não faço reportagens sobre problemas de cortes de energia, para não prejudicar o PAICV, está a escrever a sério, ou apenas gosta de atacar gratuitamente? Mais uma vez leva-me a acreditar que você não acompanha os noticíarios da TCV e nem da RCV e que simplesmente quer atacar-me gratuitamente.
Ainda mais, como você tem tanta certeza de que no dia em que as rabidantes foram invadir a casa do Presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, eu não ouvi ninguém da Câmara? Pelo facto de não terem aparecido na peça que passou na TCV? Porquê não procurou saber junto dos responsaveis da edilidade a justificação para essa ausência? Já que fala com tanta segurança é porque esteve lá e era um dos protagonistas ou a informação lhe foi passada por quem lá estava. Se esteve presente deve ter presenciado a tentativa de nos atacarem. Ou será que para si é normal o uso da violência para impedir/barrar a liberdade de imprensa? Mas vou refrescar-lhe a memória. Escreve que as rabidantes foram “por uns instantes à casa do Presidente”. Tem a certeza disso? Se elas foram “apenas por uns instantes” e não estivessem todas raivosas e com intensões de invadirem a casa do autarca, haveria necessidade de se chamar a polícia e colocar as autoridades policiais de plantão em frente à residência do edil? Sr. Manuel Furtado Pereira, você como conhecedor dos critérios para a elaboração de uma notícia, não acha que uma manifestação em frente à residência de uma autoridade e, ainda mais, com a presença policial, para garantir a segurança da autoridade, não é motivo para ser notícia? Para si pode não ser, mas para mim, que a seu ver, não passa de uma aprendiz de jornalismo, entendi que era notícia sim e lá estava eu. Mas estranho a sua afirmação de que o presidente passou por nós duas vezes e não o ouvimos. Se tiver dúvidas e não puder acreditar em mim, pergunte ao senhor Presidente da Camara Municpal de Santa Catarina se ele, em algum momento, nesse dia e naquela ocasião , deu a cara na porta ou na janela para dar alguma satisfação às rabidantes, quiçá, à comunicação social. Pergunte-lhe tambem, se lá estava algum responsável da Câmara para responder às rabidantes e esclarecer a situação com os jornalistas. Aproveite e pergunte aos responsáveis da Câmara Municipal quem terá desautorizado os fiscais a darem entrevista à TCV, para esclarecer o porquê da revolta das rabidantes naquela manhã de sábado, dia de feira.
Gostaria muito, mas muito mesmo, que me dissesse onde fica essa localidade chamada Gudo e quem são essas pessoas que instiguei a manifestar em frente à Câmara Municipal por causa de energia eléctrica. As coisas que você escreve não são coerentes. O que a Câmara de Santa Catarina tem a ver com localidades que ainda não têm energia eléctrica e cuja população reivindica? É a Câmara quem tem a responsabilidade de o fazer? Enfim...
Relativamente a homenagem feita pela Câmara Municipal de Santa Catarina ao jovem de Gil Bispo, dando o seu nome à placa desportiva local, infelizmente, por questões de agenda, não nos foi possivel fazer a cobertura. Incomoda-lhe, Manuel Furtado Pereira, que façamos uma reportagem sobre uma campanha de limpeza numa zona que está sempre cheia de lixo, como Cumbém, em que foi solicitado o apoio da Câmara Municipal de Santa Catarina, apoio que não foi concedido e ainda mais, o lixo ficou por recolher? Incomoda-lhe que noticiemos que os munícipes tentam ajudar a edilidade na prática da higiene numa cidade onde manter a higiene é um problema?
Incomoda-lhe que falemos de uma desorganização que de facto existiu durante as festividades da elevação de Assomada à categoria de cidade, facto a que presenciamos e que o organizador reconheceu em entrevista à RTC? Demos ou não demos vez à Câmara para explicar? Pergunte ao responsável máximo da Câmara que você tanto vitimiza e faz de mim o carrasco, se não o fizemos.
Sabe a quantos eventos desportivos fomos para cobertura, no quadro das festas da cidade de Assomada e que não se realizaram, ou começou com horas de atraso? Sabe para que horas estava marcado o início do concurso de miss? Digo-lhe, era para começar às 21 horas, às 23 horas estavam a armar o palco e começou a 1h da manha e terminou às 5h. Pergunte ao senhor Presidente a que horas ele foi chamado para coroar a vencedora. Aproveite e pergunte tambem a que horas estava marcado o espectáculo de jazz. Respondo-lhe, para as 21 horas. E a que horas começou? Quando já estava quase para não se realizar, passava das 23 horas. Pergunte ao senhor Virgilio da organização, se, quando ele chegou no cineteatro de Assomada, não encontrou os elementos do grupo de Jazz já partindo para Praia? Falei alguma mentira?
Como já havia mencionado, respondo a essa “dissertação académica do universitário Manuel Furtado Pereira” para deixar bem claro a ele e a todos quantos apoiam gratuito e incompreensível ataque à minha pessoa, que vejo esse “artigo” como mais uma forma de me intimidarem e tentarem impedir-me de fazer o meu trabalho, como se tem feito em Assomada, e, onde o nome do presidente da Câmara, Francisco Tavares, é mencionado como alguém que está a preparar “uma bomba” para mim. Como senti que as coisas estavam a ultrapassar os limites, procurei o senhor Presidente da Câmara, com quem conversei a respeito e lhe disse que caso ele não tenha nada a ver com as ameaças de que tenho sido vítima, supostamente por ele não estar satisfeito com o meu trabalho, que então tome a iniciativa de controlar a situação para que não venha a ter problemas, pois são os nossos nomes que andam de bares em bares, e sou sempre avisada a ter cuidado.
Portanto, caro universitário, não perca mais o seu tempo a escrever “artigos” para me atacar, nem para tentar manchar a minha imagem. A mim basta-me saber da minha responsabilidade profissional, da minha integridade e da confiança da minha família e dos meus amigos de verdade. Não estou na minha profissão por ou de favores nem me vendo a ninguem.
Não lhe faltava mais nada para dizer a meu respeito e enche-se de coragem para falar mais uma barbaridade ao afirmar que participo em reuniões na sede do PAICV e incito à desobediencia, através da RTC, contra a Câmara Municipal de Santa Catarina. Câmara Municipal de Santa Catarina, Câmara Municipal de Santa Catarina, sempre ela, coitada desta instituição, o que ela passa nas mãos da carrasca Julieta Tavares. Sinceramente! Custa-me acreditar que ninguém da autarquia nunca tenha tido a sua coragem de assinar tamanho lamento, ou de apresentar uma queixa ao Tribunal, contra a jornalista que persegue e maldiz a Câmara. Neste momento sou acusada de ser comissária do PAICV e que recebi do partido duzentos mil escudos durante a campanha, que me vendi ao PAICV. Já antes tinha sido acusada, por pessoas do PAICV, de instalar o monolitismo político em Santa Catarina, porque o edil local aparece muito na TV e dizem até que o Francisco Tavares me deu lote de terreno. Afinal, onde estão os duzentos contos e o lote de terreno? Afinal de que partido sou? Imaginação não vos falta. Porque não me deixam trabalhar em paz? Porque só me acusam de atacar a Câmara Municipal de Santa Catarina? Estranho, não é? É que faço inúmeros trabalhos nos seis municípios do interior de Santiago, 3 do PAICV e 3 do MPD e não tenho problemas com os outros, só com a edilidade santacatarinense. Deixo aqui duas perguntas públicas ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, pessoa que, enquanto autoridade, muito respeito: alguma vez veiculamos na TCV ou na RCV alguma mentira ou cálunia referente à sua edilidade? Alguma vez publicamos alguma notícia sem que tenhamos procurado ouvir a vossa posição? Gostaria muito que o senhor Francisco Tavares esclarecesse as opiniões dos seus “fervorosos fãs e defensores” que têm a ousadia de falar em nome da Câmara, coisa que nem todos os vereadores fazem pública e explicitamente...
Tudo aquilo que assinou, Sr. Manuel Furtado Pereira, atacando-me de forma tão vil, leva-me a acreditar que essa era a “bomba” que estavam a preparar-me, pois não acho que as ameaças que me têm feito querem dizer que terão a coragem de me atacar fisicamente, covardemente. Pelo sim, pelo não, já dei conhecimento do assunto ao Procurador da Républica da Comarca de Santa Catarina e ao Comandante Regional de Santa Catarina.
O que se pretende com esse texto? Desmoralizar-me? Envergonhar-me? Fazer-me desistir de tudo e sair de Assomada? Colocar dúvidas na mente e no coração das pessoas que me respeitam, me amam e que confiam em mim? Não conseguiram!!!... e não me incomadam, nem um pouco, os comentários daqueles que se escondem por detrás de um nome falso ou textos metafóricos para atacarem as pessoas e depois são eles que nos encontram e nos cumprimentam com beijos e abraços. Estou tranquila, de pedra e cal em Assomada, para continuar a ser jornalista e Delegada da RTC, enquanto a Administração da Empresa assim o entender.
Para finalizar, senhor universitário Manuel Furtado Pereira, aguardo o nosso encontro numa sala de audiências de um tribunal, para se explicar perante a justiça, já que, num texto de opinião, acusar pode ser fácil e ser um expediente para se ser conhecido, mesmo que seja pelas piores razões. Reitero a minha paixão em fazer jornalismo independente e irreverente, como tenho feito até agora, e nenhuma ameaça ou calúnia me vai refrear, pois só tenho que obedecer às Leis da República e da minha profissão, o que tenho feito sempre.
Sou Delegada na RTC de Assomada por competência. Se eu fosse uma parasita, se estivesse apagada, se estivesse vegetando, ninguem falaria de mim, portanto, tentar condicionar-me ou silenciar-me é pura perda de tempo. Volto a dizer-vos que já alertei à Procuradoria e ao Comando da Polícia de Santa Catarina das ameaças que venho recebendo. Quem não deve, não teme, diz a sabedoria popular... por nada temer eu fui às instâncias onde os delitos devem ser denunciados e apurados. Quem tiver a minha coragem que faça o mesmo e basta de servirem-se de um artigo de opinião, onde não há contraditório, para ataques em pretensas causas de outrém, cujos titulares têm meios e autoridade para a sua auto-defesa. Ou será que a Câmara Municipal de Santa Catarina ratifica esse artigo do Sr. Manuel Furtado Pereira?!...

CN do PAICV recomenda o cerrar de fileiras

O PAICV deve cerrar fileiras e começar de imediato o trabalho no terreno a favor de Manuel Inocêncio Sousa, o candidato que o partido decidiu apoiar nas presidencias de 7 de Agosto. Este é uma das directivas saídas da última reunião do Conselho Nacional e do Secretariado-geral, que terminou este Domingo 22, na cidade da Praia.

CN do PAICV recomenda o cerrar de fileiras 
Conforme fontes deste diário digital, o dossier presidencial dominou essa sessão do CN, que decorreu durante todo o dia de sábado. E aí, os conselheiros mandaram que todas as estruturas, militantes e amigos do PAICV «devem cerrar fileiras em torno do candidato Manuel Inocêncio Sousa», dando, ao mesmo tempo, «combate político firme aos dois restantes adversários – Aristides Raimundo Lima e Jorge Carlos Fonseca».
É que, segundo aquele órgão máximo do PAICV entre os congressos, urge montar rapidamente a máquina tambarina nesse sentido, embora todas as estruturas, quer no país quer na diáspora, estejam engajadas à volta da candidatura de Inocêncio Sousa.
A mesma instância do PAICV ainda debruçou sobre os preparatórios das autárquicas de 2012 e decidiu que as estruturas regionais deverão desencadear o processo relativo à escolha dos candidatos logo depois das presidenciais.
«O CN recomenda o máximo de consenso possível na escolha dos candidatos aos órgãos autárquicos, principalmente nos concelhos onde o PAICV tem fortes chances de ganhar as eleições. As primárias só devem ser encaradas em último recurso», conclui a fonte que vimos citando, para quem o encontro que o líder do partido, José Maria Neves, teve na tarde de ontem( Domingo) com os presidentes das Comissões Politicas Regionais e 1ºs secretários de sectores serviu sobretudo para aprofundar e operacionalizar as directivas saídas desta sessão de CN.

sábado, 21 de maio de 2011

Presidenciais e autárquicas vão ao CN do PAICV

 

O Conselho Nacional do PAICV reúne-se hoje e amanhã, no 5º Piso do Palácio da Assembleia Nacional, para analisar os vários aspectos relacionados com a vida interna da organização. Sobre a mesa vai estar sobretudo a estratégia para a nova temporada política, com enfoque para as próximas eleições presidenciais e autárquicas.

Presidenciais e autárquicas vão ao CN do PAICV  
 
A preparação das municipais de 2012 será, conforme o secretário-geral dos tambarinas, um dos pontos importantes da reunião. Armindo Maurício salienta que no centro das atenções vão estar as orientações estratégicas a serem seguidas pelo partido em todo país, com ênfase para a criação da Comissão Nacional para as Eleições Autárquicas, o timing para as primárias, caso haja mais do que um candidato numa região, e a composição das listas.
Os conselheiros deverão ainda fazer o balanço dos resultados das últimas eleições legislativas e aprovar o orçamento e plano de actividades para 2011, bem como o relatório de actividades e contas da gerência do partido referentes ao ano anterior.
Paralelamente a esta sessão do CN, o líder do PAICV terá, no domingo, uma reunião restrita com os presidentes das comissões políticas regionais e responsáveis de sectores. José Maria Neves deverá discutir com esses dirigentes a situação organizava e financeira do partido e "as orientações para enfrentar com sucesso os próximos desafios", com destaque para a implementação das directivas saídas da reunião de 12 de Março do CN sobre as presidenciais.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Praia: Governo e autarquia unem-se em prol de uma cidade competitiva

 

Ulisses Correia e Silva quer tirar vantagem de o facto da Praia ser a capital política e económica do país, especializando-se para explorar um segmento de alto rendimento que é o turismo e pediu a colaboração do governo. José Maria Neves acedeu e propôs uma parceria para transformar a Praia numa cidade competitiva e “os sonhos”.

Praia: Governo e autarquia unem-se em prol de uma cidade competitiva 
 
“Um turismo baseado na oferta de história e cultura, em complementaridade com a Cidade Velha, por ser o berço da nacionalidade e Património Mundial da Humanidade e Tarrafal, por ter fortes ligações a nossa história comum, nomeadamente com os PALOP. A Praia deve continuar a articular e desenvolver o turismo cultural baseado na diversificação que a própria ilha de Santiago proporciona”, reiterou Ulisses Correia no dia em que o município comemora os seus 153 anos de existência.
E mais, acrescenta aquele responsável, esta será uma forma de transformar a Praia numa cidade competitiva do ponto de vista ambiental, cultural e económico, fazendo com que disponha de serviços com bom nível de qualidade para que os investidores, visitantes e residentes se sintam confortáveis e possam desfrutar de ofertas únicas na cidade”.
Ulisses Correia e Silva não deixou entretanto de apontar um conjunto de obras que, segundo ele, dignificariam a cidade capital, como a requalificação do Plateau, cine-teatro, mercados e miradouros, entre outros. E, para já, o autarca apontou como desafios da autarquia qualificar a oferta ambiental através do ordenamento do território, urbanização e saneamento. A oferta patrimonial, histórica e cultural, como as zonas ribeirinhas e baixa, e ainda a oferta hoteleira e de restauração são outros condimentos.
Neste sentido, Silva pediu ao primeiro-ministro uma forte parceria económica, social e cultural para o desenvolvimento da Praia, num jogo que, segundo disse, “todos saem a ganhar” e só haverá vencedores. Em resposta, José Maria Neves propôs uma parceria para que, juntos, possam os transformar a Praia na “cidade dos sonhos”.
Entretanto, segundo aquele governante, para que isso aconteça “é preciso um alto consenso que envolva o governo, os partidos políticos, munícipes e a sociedade civil, numa convergência de todos os cabo-verdianos de forma a densificar a agenda de transformação de Cabo Verde”.
“É a nossa intenção. Para isso contamos com o apoio e parcerias das câmaras locais para idealizarmos num espaço de concertação e entendimento, a questão do poder local e do desenvolvimento do país através de uma cimeira anual entre os primeiros-ministros e os presidentes das câmaras municipais questões como ordenamento do território, gestão do solos e políticas das cidades, ZDTI e questões ambientais, designadamente o problema da falta de água e saneamento, básico Diálogos que devem acontecer entre os três níveis de governação”.
JMN fez questão de reconhecer que hoje a Cidade da Praia está mais limpa, funcional e mais perto dos cidadãos. “A rua pedonal do 5 de Julho, Kriol Jazz Festival, os ginásios públicos ao ar livre, o embelezamento da frente marítima, a recolha domiciliária do lixo, a remodelação do estádio da Várzea, a reorientação do parque 5 de Julho e a construção de um novo mercado municipal são algumas das infra-estruturas que reputamos como positivas e que marcam uma nova e legítima cidade da Praia”, salientou, aplaudindo o esforço do edil praiense.
Note-se que durante a sessão solene do Dia do Município foram homenageados o escritor Mário Fonseca (a título póstumo), o escritor Arménio Vieira, o grupo de dança Raiz di Polon e a banda Ferro Gaita. Num ambiente de muita dança e aplausos, marcaram presença na Cerimónia do dia da Praia, o Presidente de Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Arlindo Medina, o Procurador Geral da República, vereadores, deputados nacionais, representantes do corpo diplomático, presidentes das câmaras de cidades de Bissau e Dakar, entre outros parceiros internacionais.
Entretanto, faltaram à chamada o ex-presidente da República, Aristides Pereira, o Presidente da Assembleia Nacional, Basílio Ramos, os ex-presidentes da CMP – Jacinto Santos e Felisberto Vieira –, e o deputado municipal José Joaquim Barbosa.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Freedom House: Cabo Verde serve de modelo no respeito pela liberdade


Um modelo para África no que respeita aos direitos políticos e às liberdades civis. É assim que a Freedom House classifica Cabo Verde no seu relatório anual sobre o país, publicado este mês. Nota negativa para o tráfico de droga, a violência policial contra os detidos e a lentidão do sistema judicial.

Freedom House: Cabo Verde serve de modelo no respeito pela liberdade 
 
O relatório da Freedom House sobre o arquipélago é taxativo quando diz que "Cabo Verde continuou a servir de modelo para os direitos políticos e liberdades civis em África durante o ano 2010". A instituição destaca ainda que "o país assinou a Iniciativa de Dakar para combater o tráfico e reforçou os sistemas judiciais, melhorando a cooperação internacional".
Uma das questões importantes apontadas pelo relatório é o facto de Cabo Verde servir de abrigo a muitos migrantes do continente africano que pretendem chegar à Europa. A Freedom House relaciona este fenómeno com a Parceria Especial entre Cabo Verde e a União Europeia, que estabelece que o arquipélago deve servir de "tampão" às migrações ilegais.
"Para além do seu papel no fluxo de migrantes, Cabo Verde está cada vez mais a servir de ponto de passagem para traficantes de droga vindos da América Latina para a Europa", lê-se no texto. Justificam esta afirmação dizendo que, "segundo dados citados pela Associated Press em 2008, 25 por cento dos passaportes dos traficantes de drogas presos na Europa provenientes da África Ocidental eram cabo-verdianos".
As Nações Unidas, a CEDEAO, a União Europeia e os Estados Unidos reconheceram este aumento e comprometeram-se a doar fundos para ajudar nas actividades de policiamento por parte de Cabo Verde. Nesse sentido, em 2010, Cabo Verde, juntamente com outras nações do Oeste Africano e da UE, assinaram a Iniciativa de Dakar para combater o narcotráfico.
Justiça lenta e cadeias lotadas
A Freedom House diz que o sistema judiciário em Cabo Verde é independente, mas apresenta alguns entraves como a limitada eficiência e capacidade dos tribunais, em "que as detenções antes do julgamento de um ano ou mais tempo são comuns".
As agressões policiais aos detidos têm sido atenuadas pela denúncia por parte dos media, analisa a Freedom House. Nota negativa para os jovens que muitas vezes são presos com adultos e as cadeias pobres e lotadas.
Nota positiva para todos os "tipos" de liberdades
De resto, o relatório menciona vários "tipos" de liberdade ao longo do documento apontado aspectos positivos como o quarto lugar no Índice Ibrahim 2010.
Quanto à imprensa, a Freedom House aponta que ainda que "a autorização do governo seja necessária para a publicação de jornais e outros periódicos, a liberdade de imprensa é garantida legalmente e geralmente respeitada na prática". "A imprensa independente é pequena, mas vigorosa, e há várias estações de rádio privadas e geridas pela comunidade", destaca. Salvaguardam ainda que o governo não tenta impedir ou controlar o acesso à internet.
Referem ainda que há liberdade religiosa, académica, de reunião e associação. "A Constituição também protege o direito de sindicalização, e os trabalhadores podem formar e aderir a sindicatos sem qualquer restrição. Contudo, apenas cerca de 25 por cento da força de trabalho é sindicalizada e a negociação colectiva é declaradamente rara", assinalam. Dizem ainda que as divisões étnicas não são um problema saliente em Cabo Verde, embora as tensões ocasionalmente aconteçam entre as autoridades e os imigrantes do oeste africano.
Quanto às políticas de género, a Freedom House destaca que o governo cabo-verdiano é signatário do Protocolo Africano sobre os Direitos das Mulheres, que define as normas jurídicas internacionais como a criminalização da mutilação genital feminina e a proibição do abuso de mulheres na publicidade e pornografia. Destaque ainda para a adopção do Plano de Acção Nacional de combate à violência de Género em 2011. "No entanto, apesar das proibições legais, a violência doméstica e a discriminação contra as mulheres continuam a ser comuns, e os protocolos tradicionais sobre papéis de género continua a entravar a igualdade", salienta o relatório.
A Freedom House ("Casa da Liberdade", em inglês) é uma organização sem fins lucrativos sediada em Washington D.C., capital dos Estados Unidos, e foi fundada em 1941. O trabalho da instituição passa por elaborar uma série de pesquisas, defesas e publicações para promover os direitos humanos, a democracia, a economia de livre mercado, o estado de direito e os meios de comunicação independentes.
 

Durão Barroso apontado para suceder a Strauss-Kahn no FMI

 
De acordo com a cadeia televisiva CNN, Durão Barroso é um provável sucessor de Dominique Strauss-Kahn, que esta madrugada apresentou a sua demissão do cargo de director-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) na sequência das acusações de que é alvo, de tentativa de violação.

No noticiário desta manhã, o correspondente da televisão norte-americana em Bruxelas citada o nove do presidente da Comissão Europeia entre outros como possíveis substitutos de Strauss-Kahn na liderança do FMI.

O FMI revelou esta quinta-feira que o director-geral francês renunciou ao cargo «com efeitos imediatos». Em causa está o facto de ter sido detido no passado fim-de-semana depois de ter sido acusado de tentativa de violação a uma camareira de um hotel onde estava hospedado, em Nova Iorque.

Strauss-Kahn demite-se de director do FMI



Dominique Strauss-Kahn apresentou a sua demissão do cargo de director-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), na sequência da sua detenção por suspeitas de tentativa de violação.

Num comunicado enviado ao FMI, Strauss-Kahn nega todas as acusações de que é alvo. «Quero proteger esta instituição à qual servi com honra e devoção, e especialmente quero dedicar toda a minha força, todo o meu tempo e toda a minha energia a provar a minha inocência», refere o comunicado.

No seu site oficial, o Fundo revela que a selecção do substituto do director deposto será feita «num futuro próximo», sendo que, até lá, o número dois da instituição, John Lipsky, ocupará o cargo interinamente.

Presidenciais: Manuel Inocêncio dirige carta aos eleitores

"Cabo Verde Sempre primeiro – Manuel Inocêncio Sousa, um Presidente em acção", assim inicia a carta que o candidato à chefia do Estado de Cabo Verde apoiado pelo PAICV pôs a circular, dirigindo-se directamente aos milhares de eleitores cabo-verdianos espalhados por todo o país e no estrangeiro.

Presidenciais: Manuel Inocêncio dirige carta aos eleitores 
 
Manuel Inocêncio Sousa explica as motivações da sua candidatura e promete ser um presidente empreendedor, diante de um Cabo Verde que tem, nos próximos anos, de agarrar o seu futuro, transformar-se e adaptar-se a um mundo global em acelerada transformação. Eis a carta, que publicamos na íntegra:
DA MINHA MOTIVAÇÃO ´CABO VERDE SEMPRE PRIMEIRO`
Caro(a) Companheiro(a) e Compatriota; Dos meus pais herdei o amor incondicional ao nosso país, ao nosso povo.
Ao longo da minha formação percebi o valor da lealdade, do compromisso com a verdade, do patriotismo, bem como do sonho de um país melhor e mais desenvolvido para todos.
Foi no PAICV que fiz a minha escola de Democracia, a ouvir os outros e a servir o meu país com o empenho de o abrir ao mundo, mostrando, também, as suas potencialidades únicas.
Dialogando com a sociedade, nesta minha vontade de concorrer-me à Presidência da República nas eleições deste ano, recebi o incentivo dos meus concidadãos e também o apoio essencial do partido, ao ver o CONSELHO NACIONAL apoiar a minha candidatura, para assim continuarmos os grandes desafios que todos temos pela frente.
Sim, estimado(a) companheiro(a) SOU CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA DE CABO VERDE!
Confio, assim, no seu apoio incondicional e entusiástico para, como cidadão, poder alcançar mais uma vitória para o nosso país.
Desde cedo aprendi também que os Homens querem-se humildes e os partidos ousados e dinâmicos para que assim possam nascer Estados vencedores.
Os homens querem-se humildes, mas confiantes. Cientes de que a governação, tal como o exercício da Presidência da República, assenta num espírito de missão, no respeito por compromissos partilhados.
Nesta etapa da minha vida e acumulando a já longa experiência de governação sinto-me profundamente motivado, honrado e determinado a seguir em frente, ultrapassar obstáculos, realizar os sonhos!
Sintonizado com as linhas de rumo na governação do país, e consciente de que podemos e devemos comandar o nosso destino, com a humildade suficiente para saber que o mesmo integra o destino colectivo; sinto-me motivado e capaz de incentivar todos. Muito em especial a nova geração, para que encontre, na política e no país, o intenso tributo a uma nação vencedora.
Estou ciente e plenamente convencido que o cargo de Presidente da República tem um potencial imenso, capaz de ajudar e estimular, nas gerações mais jovens posturas para o exercício de um papel cada vez mais interventivo e participativo na sociedade cabo-verdiana.
O Presidente da República é um mediador, um homem de consensos, que pode e deve incutir em toda a sociedade e nos jovens, em particular, valores que tragam a responsabilidade, inovação, empenho no trabalho, vontade de afirmar oportunidades, de ir mais além, de sermos os melhores!
É grande o desafio que nos espera. Temos feito progressos, mas - nos próximos anos – Cabo Verde tem de agarrar o seu futuro, transformar-se e adaptar-se a um mundo global em acelerada transformação.
É essa a nossa visão. É esse o meu desígnio numa Presidência aberta e actuante, que contribua para impulsionar o nosso povo a alargar horizontes, a produzir riqueza e bem-estar.
Aprendi no meu partido e com o meu povo a respeitar pessoas ousadas, determinadas e com espírito de luta. E é assim, com solidariedade e fraternidade - sempre expressas ao longo da minha vida de simpatizante, militante e dirigente - que caminho com a ambição de vencer este grande desafio.
Pelos nossos valores, para valorizar a nossa Nação e todos os cidadãos livres e iguais pelo seu voto. Sei que vamos continuar juntos. Para vencermos!
Pela minha parte, só posso exprimir a enorme satisfação por poder contar com o seu apoio, em particular!
Com a estima de sempre, Manuel Inocêncio

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Técnicas sociais detectaram o fenómeno

Técnicas sociais detectaram o fenómeno

Aumentam casos de mulheres que se prostituem para sustentar filhos

Cada vez mais mulheres recorrem à prostituição para conseguir sustentar os filhos. Desempregadas ou com trabalhos mal pagos, aceitam vender o corpo para manter a vida que tinham antes de o companheiro as abandonar.
Inês Fontinha diz que se trata de mães sozinhas que querem depois abandonar a prostituição 
Inês Fontinha diz que se trata de mães sozinhas que querem depois abandonar a prostituição 
As técnicas da Associação O Ninho aperceberam-se a partir de 2009 que começavam a aparecer nas ruas de Lisboa novas mulheres, com histórias de vida semelhantes: mães sozinhas, inteiramente responsáveis pelo sustento do lar.

“São mulheres de todas as idades que se prostituem para pagar as contas”, contou à Lusa Inês Fontinha, presidente daquela instituição, que trabalha com prostitutas há cerca de 40 anos.

Algumas estavam sem trabalho, outras tinham empregos precários e mal pagos que deixaram de ser suficientes no momento em que o companheiro as abandonou e deixou de ajudar financeiramente a família. Com baixas habilitações literárias, a prostituição surgia como uma solução “temporária”.

“Estas mulheres só o fazem para resolver um problema do momento, porque a ideia é abandonar aquela vida. Mas não é fácil porque muitas vezes não encontram alternativas. Nos últimos tempos, temos tido várias mulheres que recorrem a nós pedindo-nos ajuda porque não querem continuar”, lembrou Inês Fontinha, admitindo que são casos complicados de solucionar.

Mais de 300 mil famílias são de mães com filhos

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, em 2010 havia mais de 346 mil famílias em Portugal com apenas um progenitor e, segundo a socióloga Karin Wall, as famílias monoparentais “são as mais vulneráveis à situação de pobreza”.

A investigadora lembrou ainda o facto de “as mães com filhos, que representam mais de 300 mil famílias, serem mais vulneráveis que os pais sozinhos com filhos”.

Parte dessa fragilidade advém do facto de as mulheres continuarem a ser discriminadas no trabalho: ganham menos que os homens, têm profissões mais desclassificadas, e “em épocas de crise as situações de discriminação tendem a agravar-se”, lamentou Manuela Goias, da União das Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), sublinhando que “a pobreza tem um rosto feminino”.

“O desemprego cria situações muito graves e há cada vez mais mulheres que passam a recorrer à prostituição para ajudar a família. Vivem em grande sofrimento”, acrescentou Maria Teresa Costa Macedo, presidente da Confederação Nacional das Famílias.

Quando os homens saem de casa, a situação complica-se, principalmente quando eles deixam de ajudar a família. E os casos de falta de assistência paterna têm vindo a aumentar, havendo cada vez mais mães a recorrer ao Fundo de Garantia, um apoio financeiro criado pelo Governo para substituir os pais que não pagam as pensões de alimentos.

“As mulheres estão desesperadas. Aqui há uns anos pediam ajuda à família, mas hoje nem a família pode ajudar”, sublinhou Inês Fontinha, lembrando que estas mulheres vivem entre o medo de ter como cliente um vizinho do bairro ou de serem rejeitadas por um filho que descobre o que andam a fazer.

Dominique Strauss-Kahn vai ficar na prisão até julgamento por tentativa de violação

O ex-director do FMI não tem estatuto diplomático

Dominique Strauss-Kahn vai ficar na prisão até julgamento por tentativa de violação

    Uma juiza de instrução criminal de Nova Iorque, Melissa Jackson, recusou a fiança a Dominique Strauss-Kahn e o ex-director do Fundo Monetário Internacional vai aguardar na prisão o julgamento por tentativa de rapto e violação.
O ex-director do FMI vai mesm ser julgado por tentativa de rapto e violação 
O ex-director do FMI vai mesmo ser julgado por tentativa de rapto e violação 

Strauss-Khan chegou algemado ao tribunal de Manhattan e esperou a sua vez de ser ouvido. A acusação, que primeiro defendeu que DSK (como é conhecido no seu país, a França) deveria ficar sob custódia, acabaria a pedir uma fiança de um milhão de dólares. Mas a juiza Jackson recusou, depois de na sala do tribunal terem sido mencionados outros episódios de cariz sexual envolvendo Strauss-Kahn, e de ter ponderado o risco - quando foi acusado o ex-director do FMI encontrava-se dentro de um avião com destino a Paris, tendo deixado alguns objectos pessoais no quarto de hotel onde, supostamente, atacou a empregada que fez a queixa que o levaria até ao tribunal e á prisão.

Segundo os relatos policiais enviados para as autoridades consulares francesas em Nova Iorque, DSK é acusado de, nu, ter puxado para o seu quarto uma empregada de um hotel de Times Square de a ter tentado violar. A mulher, de 33 anos, relatou que o homem a arrastou para acasa de banho quando ela tentava fugir e lhe pôs o pénis na boca. Na esquadra, Strauss-Kahn foi identificado pela mulher.

O ex-presidente do FMI - foi substituído interinamente até à escolha de um sucessor - declarou-se inocente. Strauss-Kahn não tem estatuto diplomático.

Prevista para o início da manhã, a audiência foi adiada para a tarde para que Strauss-Khan se submetesse, a seu pedido, a provas de DNA. Segundo o site francês Atlantico, politicamente ligado à direita (opositora de Strauss-Kahn), o relatório enviado para as autoridades consulares francesas confirmam que havia vestígios de ADN , mas também que "foram encontrados arranhões no torso de Dominique Strauss-Kahn". Por isso, o site Atlantico considerava que o relatório policial era "implacável" para DSK, de 62 anos e que era o candidato mais bem posicionato para vencer as presidenciais francesas de 2012 (contra Nicolas Sarkozy), pelo Partido Socialista.

A mulher do Dominique Strauss-Khan, Anne Sinclair, defendeu o marido dizendo que não acredita "nem um milímetro" na acusação.

Chefe do FMI ouvido esta manhã em tribunal

 

Dominique Strauss-Kahn deve ser ouvido esta segunda-feira por um juiz para saber se aguarda julgamento em prisão preventiva. O chefe máximo do FMI é acusado de tentativa de violação, agressão sexual e sequestro de uma empregada de hotel em Nova Iorque.

Algemado e escoltado por policiais, o director-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn, foi transferido na noite de Domingo da delegacia onde estava preso para outro departamento da polícia de Nova York, nos Estados Unidos.
A polícia de Nova Iorque não deu informações sobre o local para onde o director do FMI foi transferido. De acordo com a agência de notícias Reuters, Strauss-Kahn foi realizado um exame de DNA, solicitado pelos procuradores, que procuram vestígios da alegada vítima no corpo do director do FMI.
Ainda no Domingo, Strauss-Kahn foi reconhecido pela funcionária que o acusa de tentativa de estupro em uma roda de suspeitos organizada pela polícia nova-iorquina. Segundo um porta-voz da polícia, a mulher, de 32 anos, compareceu na delegacia onde Strauss-Kahn estava detido e identificou o director do FMI entre um grupo de homens.
Strauss-Kahn é acusado de tentativa de estupro, ato sexual ilícito e detenção ilegal após ter sido detido no sábado a bordo de um avião que estava para viajar rumo a Paris.
Os seus advogados, Ben Brafman e William Taylor, afirmam que o alto funcionário internacional se declarará inocente das acusações quando comparecer perante um juiz em audiência preliminar, algo que se espera que ocorra ao longo das próximas horas.

Tito Paris executa bens da Câmara Municipal de Santa Catarina

– Em causa uma dívida de mais de 2 mil contos

 

O músico Tito Paris decidiu avançar com um processo de execução contra a Câmara Municipal de Santa Catarina (CMSC) de Santiago. A medida resulta da recente sentença do Tribunal da Comarca da Praia, que condenou aquele executivo camarário a pagar ao artista uma dívida que ascende a 2.353.000$00 – a parte restante do “cachet” de 3.307.959$00 que a autarquia acordou pagar por uma actuação pública de Tito Paris com a Orquestra Metropolitana de Lisboa em Maio de 2009, por ocasião do VIII aniversário da elevação de Assomada à categoria de cidade. O edil Francisco Tavares pede a Tito que desista do processo de execução, e promete liquidar, entre fins deste mês e de Junho próximo, a dívida que entretanto está pendurada há dois anos.

Tito Paris executa bens da Câmara Municipal de Santa Catarina 
 
A gestão da Câmara Municipal de Santa Catarina encontra-se novamente na berlinda. É que os seus bens podem ser executados a qualquer momento, se o edil Francisco Tavares não mandar pagar com a maior brevidade possível, como dita a recente sentença do Tribunal da Comarca da Praia, os 2.352.866$00 que deve ao músico Tito Paris. O caso está a mexer com a imagem do executivo sediado na cidade do Planalto, mas a Câmara de Francisco Tavares não sabe de onde tirar tanto dinheiro em tão pouco espaço de tempo. Este é mais um rombo na tesouraria municipal, já de si deficitária.
A quantia em causa, que inclui juros vencidos e vincendos, refere-se a uma parte do “cachet” de 3.307.959$00 que a CMSC acordou pagar por uma actuação pública de Tito Paris, que deveria assinalar o 8º aniversário da elevação de Assomada à categoria de cidade. O espectáculo aconteceu a 12 de Maio de 2009 e contou com a participação da Orquestra Metropolitana de Lisboa, bem como, de Leonel Almeida e Sandra Horta. O advogado Oliver Melo Araújo, que está a seguir o dossier, diz que tem luz-verde de Tito Paris para avançar, com a maior brevidade possível, com uma acção executiva contra a Câmara Municipal de Santa Catarina. “A qualquer momento, vamos fazer chegar ao tribunal uma acção executiva contra a CMSC. Isto se esta autarquia não mandar liquidar rapidamente as dívidas referidas”, avisa Araújo.
A Câmara Municipal em carta a Tito Paris, remetida a 15 de Abril último, prometeu liquidar a dívida até fins de Junho próximo. Daí o edil Francisco Tavares considerar desnecessário qualquer processo de execução para se recuperar o montante em causa. “Comunico a V.Excia que tendo em atenção as enormes responsabilidades e compromissos fixos próprios do funcionamento normal desta edilidade, vamos liquidar o valor remanescente, em duas prestações, sejam em finais de Maio e de Junho, respectivamente. Agradecemos assim que evitem quaisquer soluções que consistam em execução, pois esses compromissos serão assumidos e honrados”, propôs Tavares na missiva a que este jornal teve acesso.
Apesar desta promessa do presidente da CMSC, Melo Araújo está decidido a avançar com a execução da dívida. É que, segundo um outro envolvido no negócio, os dois anos que a CMSC levou arrastando a dívida, sem um sinal sequer de querer parcelar a quantia em apreço já causou prejuízos financeiros incalculáveis a Tito Paris. Isto, diante dos compromissos que o músico assumiu com a OML e com outros artistas que convidou para o espectáculo de Assomada. “A Câmara de Santa Catarina não contestou nem recorreu da sentença da primeira instância. Não cumpriu, por três vezes consecutivas, a promessa de pagar a parte do ‘cachet’ que resta. E não vai também, desta vez, honrar o compromisso constante da carta de 15 de Abril. O advogado de Tito Paris não tem, portanto, outra alternativa que não seja avançar com o aludido processo de execução dos bens do Município de Santa Catarina”, fez questão de realçar a fonte que vimos citando.
Sentença e meandros do acordo
A execução dos bens da Câmara Municipal de Santa Catarina surge na sequência de uma acção interposta por Aristides José Paris (Tito Paris) a 27 de Março de 2010, contra a mesma Câmara, junto do Tribunal da Comarca da Praia.
Esta instância decidiu, conforme a sentença nº20/2011 proferida pela juíza Januária Tavares Silva Moreira Costa, condenar o réu, representado pelo edil Francisco Tavares, a pagar ao autor da acção judicial uma dívida no valor de 2.352.866$00. Este montante inclui a quantia de 1.957.950$00 referente ao remanescente em dívida e 79.390$00 de juros moratórios vencidos desde 1 de Novembro de 2009 à data da interposição da dita acção. Mais os 315.526$00 de juros moratórios vincendos, a contar de 27 de Março de 2010 até esta data.
A acusação alega que Tito Paris celebrou com o réu um contrato de actuação pública, para comemorar o 8º aniversário da elevação de Assomada à categoria de cidade, que teve lugar no dia 12 de Maio de 2009. O espectáculo consistiu numa actuação pública com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, mediante o pagamento pela CMSC de um “cachet” no valor de 30.000 Euros, equivalentes a 3.307.950S00.
E as partes acordaram que o referido montante deveria ser pago, nos termos previstos na cláusula segunda da adenda ao contrato então assinado, de forma faseada. A primeira prestação, no valor de 1.350.000$00, deveria ser liquidada até 29 de Junho de 2009. Já as restantes cinco prestações, no valor de 391.590$00 cada, seriam pagas em finais dos meses de Outubro, Novembro, Dezembro de 2009 e Janeiro e Fevereiro de 2010.
O Tribunal da Praia concluiu que “o réu apenas efectuou dois pagamentos, sendo um no valor de 350.000$00, através do BAI, e um outro, no valor de um milhão de escudos (1.000.000$00) por meio de cheque da Câmara Municipal de Santa Catarina, emitido em 6 de Julho de 2009”. Portanto, “o réu deve-lhe a quantia de 1.957.950$00, que recusa pagar”, lê-se na sentença da juíza de Direito do 4º Juízo Cível do Tribunal Judicial da Comarca da Praia, Januária Costa. Daí, fundamenta a nossa fonte, a decisão de Tito Paris em avançar com o citado processo de execução a bens da Câmara presidida por Francisco Tavares.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Como estragar uma bela Praça (II)

Uma semana após a publicação da minha opinião sobre a construção do urinol da Praça Alexandre Albuquerque, tenho a partilhar convosco o seguinte: Por Daniel A. Pereira

Como estragar uma bela Praça (II)
1. Uma grande parte da sociedade civil utiliza este canal internet, para livremente se expressar, muitas vezes anonimamente ou com nomes fictícios, atirando em alvos ou questões que sugerem oposição de opinião, logo tomadas de posição.
O debate crítico, obrigatório na diagonal de toda a sociedade que se quer atenta e operante, não está a ser suficientemente exercido, quer por temeridade de dar a cara quer por falta de ocasião ou finalidade objectivas. A considerar, a divisão de campos entre o partidário ou de campanha e a vida de toda uma nação, que se quer reflexiva e actuante nos mais diversos sectores.
O urinol da Praça, ao provocar os comentários de vários leitores, transforma-se em algo positivo, pela exposição de ideias, ou fragmentos delas, mesmo que muitas venham eivados dos tais voluntarismos encomendados e fora de contexto. Mesmo esses, revelam vontade de debate, em monólogo contínuo.
2. Na realidade do dia a dia, que uma cidade comporta, todos estão de acordo da necessidade premente de um espaço público com função específica de urinol. Podemos dar este nome, ou outro, mas a cidade necessita não de um, mas de vários. Estão de acordo também que, não basta a construção, implica a segurança e a limpeza destes espaços.
Ao mesmo tempo, a educação cívica é urgente. O escarrar na rua, os cães particulares ou sem dono e suas oferendas, o lixo que salta pelas janelas dos carros, as praias com dejectos de toda a ordem, o som altíssimo que pode surgir a qualquer hora do dia ou da noite, esta educação, não pode ser aceitável e/ou permitida. A vigilância do cumprimento de regras sociais é urgente e todos estão de acordo, votem no A no B no C e no D e em todos os outros que podem surgir, ou não votem.
3. O urinol da Praia pode ser um fantástico urinol. Aquele que a Praia carecia e qualquer cidade merece. Porém, ele não pode ser instalado no meio da Praça número um desta ou de qualquer outra cidade. A traça da Praça, desta e de qualquer outra, por mais antiga e bela que seja pode e deve ter melhoramentos, dar-lhe vida e projectos colectivos de convivência e sociabilidade. Porém, protegendo o património construído, atribuindo-lhe o valor histórico e harmonia de formas, valorizando e não desfigurando.
Urinol não tem espaço na Praça. Será desviado para outro lugar, onde se mantenha útil, limpo, seguro, ou então no seu subsolo, como anteriormente projectado por nossos ancestrais. No entretanto, as campanhas cívicas podem começar pela educação do viver em sociedade, com correcção e harmonia.
Este urinol, tal como concebido e executado, não tem lugar nesta Praça!
Brasília, 6 de Maio, de 2011.

Milhares de fiéis na ordenação de D. Teodoro Mendes

A história se repete. E por momentos a Praia de Quebra Canela lembrou um outro ponto de partida da fé de Deus - a Cidade da Ribeira Grande de Santiago, de onde seguiram os primeiros escravos ladinizados e convertidos à fé católica para as terras de Vera Cruz, o actual Brasil. A Ribeira Grande do Padre António Vieira volta em flash back na figura do Bispo Dom Teodoro, que também vai fazer atracar do outro lado do Atlântico a Cruz de Cristo. Um simbolismo nos Mistérios de Deus? Prenúncio de novas partidas e outras chegadas? O certo é que este domingo foi místico e renovador de esperanças na fé dos homens. Abençoado por Deus, com certeza!

Milhares de fiéis na ordenação de D. Teodoro Mendes
Nem o sol abrasador que se fazia sentir demoveu os milhares de fiéis de toda ilha de Santiago que marcaram presença este domingo, 8, no Largo de Quebra Canela, Praia, na ordenação Episcopal de D. Teodoro Mendes Tavares para Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém do Pará (Brasil). Este “momento histórico” faz com que Cabo Verde passe a ter pela primeira vez quatro bispos. D. Teodoro junta-se a D. Arlindo, D. Ildo e D. Paulino, presentes na ordenação, onde estiveram também o bispo do Pará, D. Alberto Correia, e muitos padres cabo-verdianos, brasileiros, italianos, porto-riquenhos, alemães e portugueses. Um mundo que chegou ao mar, emocionado com a ordenação deste filho de Calheta de São Miguel.
Na sua mensagem, o bispo ordenante, Dom Arlindo Furtado, considerou o momento “histórico e especial” e felicitou D. Teodoro pela “caminhada” e empenho espiritual que tem tido até aqui. Esta ordenação é também um marco importante na história da Igreja cabo-verdiana porque D. Teodoro é o primeiro africano, e cabo-verdiano a ser nomeado para uma diocese no exterior, a do Belém da Pará, no Brasil. Por isso, o facto de escolher ser ordenado na sua terra natal, diz Dom Arlindo, é uma forma de os religiosos cabo-verdianos assumirem as suas responsabilidades e estar a nível de si próprios. Mais, diz que começa aqui mais uma caminhada no estreitamento das relações entre o Brasil e Cabo Verde. Ovacionado pelo público presente, o Bispo de Santiago diz que a ordenação de Dom Teodoro é mais um “passo modesto e significativo para a inserção do nosso país no mundo global”.
Emocionado e aplaudido pelos milhares de fiéis, Dom Teodoro, no seu discurso, agradece a Deus pelos dons que lhe concedeu, Um obrigado também à sua família, amigos, professores, colegas do seminário de Cabo Verde, Portugal e Brasil. Ainda uma vénia para a Paróquia da Nossa Senhora do Socorro e de São Miguel Arcanjo, concelho onde nasceu e que o forjou na fé - esteve representada por padres, sacerdotes e centenas de fiéis que quis testemunhar o orgulho de ver nascer o bispo da sua "rubera". A Igreja do Padre Cretá, o suiço lembrado por Dom Teodoro para mostrar que Cabo Verde está agora a retribuir o que recebeu do mundo - a evangelização do seu povo, já nos idos do sec XVI.
“Eis-me aqui”, é o lema do bispo. Por isso, não escondeu a sua “enorme alegria e emoção” por continuar a dar vida à fé no reino do Belém do Pará e ainda a “confiança” depositada nele pelo Papa Bento XVI, que o nomeou Bispo no passado dia 16 de Fevereiro.
Dom Teodoro considera que este momento tem um grande significado espiritual. “Desejo muita paz aos cabo-verdianos, onde eu estiver farei sempre por ajudar este povo. Vou rezar sempre por todos” promete este pastor que aceita o desafio da fé sem fronteiras porque está ao serviço do Povo de Deus. Confessando-se “pequeno e frágil”, diz: "ser nomeado bispo não é nem uma honra nem um prémio, mas, sim, uma acção amorosa pelo bem de Deus".
Gentes de todo o Cabo Verde encheram a praia de Quebra- Canela para ver o Bispo D. Teodoro a ser Ordenado. Mesmo sob um sol abrasador os fiéis presentes aplaudiam cada momento, porque especial. Pedro Pires, José Maria Neves, Basílio Ramos, Arlindo Medina, Carlos Veiga, Jorge Carlos Fonseca, Aristides Lima, entre presidente de Câmaras Municipais, membros do Governo, personalidades da vida política nacional, corpo diplomático do Brasil marcaram presença na cerimónia, que terminou pouco depois das 14 horas. Foi mais uma demonstração da união entre Brasil e Cabo Verde, dois países, dois povos que tal como aconteceu no passado, continuam fazendo pontes na fé, e unidos pelo Amor de Deus..
Dom Teodoro Mendes Tavares nasceu a 7 de Janeiro de 1964 em Principal- Concelho de São Miguel, ilha de Santiago. Frequentou o Seminário Diocesano na Praia e, posteriormente, entrou na Congregação dos Missionários do Espírito Santo. Passou por Seminários em Portugal e Brasil.

sábado, 7 de maio de 2011

Troika: empréstimo de 78 mil milhões de euros

José Sócrates garantiu que o acordo com a troika da UE/BCE/FMI não levará a mais cortes nos ordenados da função pública nem nas pensões mais baixas. Portugal pode ficar nos 5,9% de défice este ano. E o empréstimo é de 78 mil milhões de euros.
Na sede do PSD, Eduardo Catroga destacou a nova meta do défice e chamou ao partido a 'vitória' por esta estratégia diferenciadora de consolidação orçamental. Frisou que se conseguiu "virar a austeridade para o Estado e não para as pessoas".
O economista indicado por Pedro Passos Coelho para acompanhar as negociações com a troika lembrou que o PEC4 atacava um milhão e pensionistas. "Uma tragédia nacional que será dissecada nas próximas semanas".
A estratégia seguida pelo primeiro-ministro demissionário foi precisamente a de também assacar ao Governo a "vitória de um bom acordo", que salva o 13º e o 14º mês. Tal como o valor do salário mínimo nacional, as pensões mais baixas (os cortes serão apenas para as que são acima de1500 euros).
José Sócrates assegurou ainda a não privatização da Caixa Geral de Depósitos, bem como a defesa do Serviço Nacional de Saúde e a escola Pública.
O líder do governo de gestão fez um apelo a que, desta vez, "prevaleça o superior interesse nacional" e assegurou que se vai passar agora à fase de consultas com a oposição.

Governo maioritário ajudava a implementar programa

 


Quer o FMI, quer a Comissão Europeia, quer o Banco Central Europeu destacaram a importância de que o próximo Governo seja forte, após as eleições de 5 de Junho.


"Uma das questões fundamentais é a implementação (...) Um governo maioritário, que pode ajudar a trazer uma rápida e determinada implementação do programa, também ajudaria a fazer descer as taxas de juro", afirmou Rasmus Ruffer, que lidera a delegação do banco central europeu.

"Esperemos que o próximo governo tenha o apoio de uma maioria forte no Parlamento", considerou Jürgen Kröger.

"Estamos muito cépticos quanto às PPP, gostaríamos de as parar tanto quanto possível", afirmou entretanto Jürgen Kröger, na conferência de imprensa de apresentação das condições que Portugal terá de cumprir para receber a ajuda financeira. Kröger referiu ainda que a 'troika' terá agora de "olhar para o contexto, e terá de ser feita uma análise rigorosa de custo-benefícío" relativa às PPP.

"Temos também de estudar melhor os 'trade-off' em termos de compromisso já tomados', acrescentou, respondendo a uma pergunta sobre o futura da ligação de TGV entre Lisboa e Madrid.

Referindo ainda que "um défice de dez por cento na balança corrente não é sustentável" e que "terão de ser feitas reduções suficientes", Kröger disse ainda acreditar que não serão necessárias mais medidas de reestruturação económica, para além das que já foram acordadas. "Estamos satisfeitos (...) acreditamos que não serão necessárias mais medidas", afirmou.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Avaria deixa Kriola à deriva durante várias horas

 

Uma avaria no motor fez com que o Kriola Fast Ferry ficasse à deriva em alto mar durante várias horas. O incidente ocorreu ao início da tarde de quarta-feira, no percurso Fogo-Praia, fazendo com que cerca de 170 passageiros visse a sua viagem prolongada em mais de oito horas.

Avaria deixa Kriola à deriva durante várias horas 
 
Um problema mecânico em dois dos geradores do Kriola ditou a avaria. Praticamente lotado e a meio da viagem, o navio esteve à deriva em alto mar até à chegada do rebocador da Enapor, cerca de quatro horas depois.
As tentativas do engenheiro de bordo em consertar a avaria vieram a revelar-se infrutíferas, obrigando a tripulação a tentar tranquilizar os passageiros.
A baixa velocidade do rebocador agudizou o problema. Quatro horas para lá chegar, e quatro horas no regresso até à Praia já com poucas reservas de água e alimentos a bordo, alguns dos passageiros acabaram por reagir mal ao sucedido.
Sean Tond, administrador da empresa detentora do Kriola, a Cabo Verde Fast Ferry, diz que “o que deveria ter sido um pequeno problema, transformou-se num grande”. mas como representante da empresa, assume o desconforto perante a situação. "Lamentamos muito o que sucedeu. Tentámos, na medida do que nos foi possível e face ao que aconteceu, compensar os passageiros, dando-lhes dois bilhetes para futuras viagens”, refere.
Sobre a prevenção de futuros cenários, diz que a Cabo Verde Fast Ferry está já a trabalhar em várias soluções, passando por reforçar a formação dos engenheiros mecânicos a bordo, por mais peças a bordo, mas também pela aumento das reservas de água e de comida.
Refere ainda a instalação de uma rádio na sede da empresa, na Praia, “uma vez que os telemóveis nem sempre funcionam em alguns locais das várias ilhas”. Questionado acerca da reacção dos passageiros, considera que, "há sempre alguém que reage com mais pessimismo, mas na sua esmagadora maioria os passageiros compreenderam o ocorrido".
Na altura, a ondulação era de cerca de 2,5 metros.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Via estruturante e acessos aos hotéis de Chaves inaugurados na Boa Vista

 

Vão ser inaugurados na tarde desta quinta-feira, 5, na Boa Vista, os acessos aos hotéis de Chaves e a primeira fase da via estruturante que liga a Povoação Velha à zona de Lacacão, onde nesta noite abre a porta o Riu Toureg, a maior infra-estrutura hoteleira até agora construída em Cabo Verde.

Via estruturante e acessos aos hotéis de Chaves inaugurados na Boa Vista 
 
Estas duas redes viárias, construídas pela Sociedade de Desenvolvimento Turístico das Ilhas de Boa Vista e Maio (SDTIBM) vão incrementar ainda mais o turismo na ilha das dunas. A Estrada de acesso a Chaves, centro e sul, surge da necessidade de dotar aquela ZDTI de infra-estruturas fundamentais ao desenvolvimento e qualificação dos empreendimentos turísticos aí implantados, previstos no Plano de Ordenamento Turístico para aquela zona. A obra feita em oito meses, custou 28 mil contos.
A via estruturante foi também construída para a viabilização do arranque do desenvolvimento do Turismo no Sul da Boa Vista, onde existem compromissos de construção de grandes empreendimentos turísticos. Esta primeira fase da obra contempla uma via de cerca de 11,5 km, que começa a partir da rotunda de Povoação Velha à ZDTI de Santa Mónica/Lacacão.
O projecto global contempla ainda o alongamento da via da rotunda de Povoação Velha até ao Aeroporto, numa segunda etapa e por último a construção da segunda pista da estrada. Este investimento está orçado em cerca de 9 milhões de euros (990 mil contos), a serem suportados pela SDTIBM.
Refira-se que as duas redes viárias vão ser abertas oficialmente hoje, numa cerimónia a ser presidida primeiro-ministro, José Maria Neves. Também na noite desta quinta-feira, 5, vai ser inaugurado o Riu Toureg, em Lacacão. Um hotel de cinco estrelas orçado em 107 milhões de euros (um milhão e 177 mil contos). Esta unidade hoteleira tem capacidade para pagar a cada ano mais 600 mil contos só em salários e consumir mais de 2 milhões de contos em géneros alimentícios e serviços.

terça-feira, 3 de maio de 2011

PAICV e MpD viabilizam nomes para TC e Provedor da Justiça

Os líderes parlamentares do PAICV e do MpD assinam na manhã desta terça-feira, 3, na Assembleia Nacional, um memorando para viabilizar a escolha dos membros do Tribunal Constitucional, o Provedor da Justiça e o novo presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE). Este acordo abrange outras matérias que precisam da aprovação de dois terços dos deputados no Parlamento.

PAICV e MpD viabilizam nomes para TC e Provedor da Justiça  
 
Esse pacto entre os dois maiores partidos cabo-verdianos surge depois de o primeiro-ministro, José Maria Neves, ter lançado o repto no sentido de uma concertação permanente com o MpD em matérias fulcrais para a harmonia deste país, durante o debate do programa do governo na passada semana. Um repto prontamente aceite pelo líder da oposição, Carlos Veiga, que se mostrou disponível “para consensos e compromissos em áreas críticas e sobre questões de regime”.
Nesta linha, o memorando a ser assinado pelos líderes parlamentares do PAICV (José Manuel Andrade) e do MpD (Fernando Elísio Freire) abrange matérias prioritárias como a escolha dos candidatos ao Tribunal Constitucional, o Provedor da Justiça, o novo presidente da Comissão Nacional de Eleições, assim como o Estatuto dos Titulares de Cargos Políticos. O acordo propõe ainda resolver o problema dos diplomas sobre o Estatuto dos Magistrados Judiciais e o Estatuto dos Magistrados do Ministério Público, que foram objecto de veto político por parte do Presidente da República.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Barack Obama anuncia morte de Bin Laden (foto AP)
Obama anuncia que forças dos EUA mataram Bin Laden

O presidente dos Estados Unidos anunciou, esta madrugada, que Osama Bin Laden está morto. A Bin Laden é atribuída a autoria intelectual dos atentados de 11 de Setembro de 2001, em Nova Iorque.

Numa declaração ao país, Barack Obama disse que o líder da Al-Qaeda foi morto na sequência de uma acção militar norte-americana perto de Islamabad, no Paquistão. Bin Laden foi morto por forças especiais norte-americanas, juntamente com alguns membros da sua família, numa mansão em Abottabadda, a cerca de 50 quilómetros da capital paquistanesa.

«O corpo de Bin Laden está na posse dos Estados Unidos», afirmou o presidente, lembrando que os atentados de 2001 marcarão para sempre o povo dos Estados Unidos. «Hoje, para as famílias que perderam alguém na guerra ao terror, podemos dizer que a justiça foi feita», acrescentou.

A mansão onde vivia Bin Laden terá sido localizada no Verão passado: um grande complexo com muros de mais de cinco metros de altura em volta, com arame farpado, sem telefones ou acesso à Internet. A CIA avança que a casa terá sido construída com o único propósito de esconder o líder terrorista.

Mas as operações terão começado muito antes, quando há quatro anos as forças norte-americanas localizaram um mensageiro de Osama. Há dois anos perceberam a área em que operava e este acabou por «levá-los» à mansão onde o líder viria a ser morto no domingo. No início do ano as forças norte-americanas terão tido a certeza da localização de Bin Laden Obama terá dado o «ok» para a missão na passada sexta-feira.

Segundo o New York Times, Bin Laden morreu com um tiro na cabeça depois de «tentar resistir» e depois de uma troca de tiros.

A operação foi levada a cabo pelos SEALS, um dos corpos de elite mais bem preparados do mundo. Vinte soldados participaram na missão. Quatro helicópteros começaram por sobrevoar a casa de Bin Laden, tendo depois os soldados iniciado o ataque com explosivos de mão e com meios de visualização nocturna.

Entre as forças norte-americanas não houve baixas e apenas um helicóptero foi atingido. A operação foi montada pelo Comando Conjunto de Operações Especiais e a CIA.

Entretanto, centenas de pessoas começaram a juntar-se em frente à Casa Branca para celebrar o anúncio de Obama.

Já as embaixadas norte-americanas foram postas em alerta, temendo-se represálias devido ao anúncio.

Cinco mortos no ataque que matou Bin Laden

De acordo com responsáveis norte-americanos, cinco outras pessoas morreram no ataque que culminou na morte do líder terrorista. Um filho de Bin Laden, três homens - possivelmente mensageiros do líder da Al-Qaeda - e uma mulher foram mortos no ataque de durou cerca de 40 minutos.

Análise de ADN confirma identidade de Bin Laden

 
A identidade de Osama Bin Laden já foi confirmada através de teste de ADN, segundo fonte citada pela CNN, com a AP a citar uma fonte que o confirma com «99,9 por cento de certeza».

A mesma fonte indicou que não foram dados mais pormenores sobre os testes que provam a morte do líder da Al-Qaeda, anunciada esta madrugada pelo presidente Barack Obama.

Numa declaração ao país, Barack Obama disse que o líder da Al-Qaeda foi morto na sequência de uma acção militar norte-americana perto de Islamabad, no Paquistão. Bin Laden foi morto por forças especiais norte-americanas, juntamente com alguns membros da sua família, numa mansão em Abottabadda, a cerca de 50 quilómetros da capital paquistanesa.