quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Parque eólico já injecta energia na rede de Santiago

O novo parque eólico da ilha de Santiago, situado no Monte de São Filipe, deverá ser uma das soluções para a crise de electricidade na cidade da Praia. Com uma capacidade instalada de 10 megawatts, o parque, que é inaugurado esta quinta-feira, 20, pelo primeiro-ministro José Maria Neves, já está a injectar energia limpa nas redes da Electra desde 17 de Setembro último, mas devido ao pouco vento que sopra nos últimos dias só mais para a frente se poderá avaliar o seu impacto.

Parque eólico já injecta energia na rede de Santiago
O Parque Eólico de Santiago ocupa uma área de cerca de 30 hectares, totalizando 11 turbinas eólicas, o que se traduz numa capacidade instalada de aproximadamente 10 megawatts. Mas só mais para a frente se poderá avaliar o impacto dessa energia limpa no debelar da penúria energética de que padece a cidade da Praia, uma vez que o pouco vento que se faz sentir nos últimos dias condiciona a produção de energia.
O investimento do parque eólico é de 56 milhões de euros, dos quais 45 milhões são provenientes do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD). Além do Parque Eólico de Santiago, a parceria entre Cabo Verde, a Cabeólica SA, a Electra, a InfraCO, a AFC e a FinnFunf, possibilita ainda a construção de mais três parques, um em São Vicente - que começou a injectar energia na rede no dia 26 de Setembro - Boa Vista e Sal. Juntos os quatro parques irão garantir uma produção de cerca de 28 MW, o que permitirá que em 2012 Cabo Verde possa produzir 25% das suas necessidades energéticas a partir desta fonte renovável.
A inauguração na tarde desta quinta-feira irá contar ainda com a presença do presidente do Conselho de Administração da Cabeólica, Olivier Andrews, o representante de Cabo Verde no BAD residente em Dakar, Leila Mokadden, o director regional para a África Ocidental, Christophe Lucet, e o ministro do Turismo, Industria e Energia, Humberto Brito.

Sem comentários:

Enviar um comentário