sábado, 17 de dezembro de 2011

Autárquicas em S.Vicente: Do Carmo e Nelita na hora do tudo ou nada

A Comissão Política Regional do PAICV em São Vicente reúne-se neste sábado para decidir quem vai concorrer à Câmara Municipal local com a estampa tambarina: o líder local, João do Carmo, ou a deputada Filomena “Nelita” Vieira. E pelo contar das espingardas na CPR, em que cada um tenta arregimentar milimetricamente o apoio dos 15 membros que integram aquele órgão, é difícil prever para que lado penderá a balança.

Autárquicas em S.Vicente: Do Carmo e Nelita na hora do tudo ou nada
Com cada um a jogar a sua última cartada, é já notável a campanha acérrima que antecede esta reunião da CPR. Um dirigente que pediu anonimato adverte que ninguém deve cantar vitória antecipada, porque a luta entre os apoiantes das duas candidaturas promete ser renhida até à contagem final dos votos.
De ambas as partes há uma firme convicção de vitória. Um apoiante de João do Carmo garante que este jovem político tem “todas as condições para sair dessa reunião da Comissão Política, a que preside, como candidato do PAICV às autárquicas de 2012”. O argumento é que JC poderá colher o apoio da maioria dos membros da CPR (muitos dos quais ajudou a integrar neste órgão), com destaque para os que representam a JPAI e a Federação Nacional das Mulheres do PAICV.
Ainda mais confiante está um dos dinamizadores do projecto autárquico da Nelita. “Feitas as contas, temos já assegurado o voto de pelo menos 9 dos 15 membros da Comissão Política Regional”, avança a nossa fonte, para quem é “quase seguro” que Filomena Vieira terá o apoio da maioria dos membros da CPR.
Tendo o MpD confirmado esta semana o seu apoio à candidatura do edil Augusto César Neves à Câmara Municipal de S.Vicente, a reunião da CPR do PAICV está a ser aguardada com muita expectativa pelos tambarinas. “A vitória ou derrota do PAICV nas autárquicas de 2012 em S.Vicente vai ser jogada este sábado, tudo vai depender da escolha que a CPR fizer. Um é para sonhar, outro é para perder”, avisa um dirigente, para quem os dois concorrentes devem assumir, previamente, o compromisso de manter o partido unido, evitando a reedição do conflito que eclodiu nas presidenciais deste ano.
A sessão do referido órgão contará com a presença do presidente do PAICV, José Maria Neves, do secretário-geral, Armindo Maurício, e do coordenador da Comissão Nacional para as Autárquicas, Júlio Correia, além do vice-presidente, Manuel Inocêncio Sousa, que mediou as negociações entre as duas partes para evitar a realização de primárias.

Sem comentários:

Enviar um comentário