sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Relacionamento no Atlântico Sul e oportunidades para Cabo Verde

Este é o tema de uma conferência que a ilha de São Vicente acolhe nesta sexta-feira, 2 de Dezembro, no quadro do Cluster do Mar e do Centro Internacional de Negócios. A conferência é antecedida pela assinatura de um acordo de cooperação entre a CI - Cabo Verde Investimentos e a Sociedade de Desenvolvimento da Madeira.

O acordo visa a implementação do Centro Internacional de Negócios, um projecto aguardado com enorme expectativa pelas, sobretudo pelas autoridades e instituições económicas e empresárias de Cabo Verde, particularmente da ilha de São Vicente.
As mudanças em curso no xadrez internacional e que colocam novos desafios e oportunidades no Atlântico Sul também chamam a atenção do país, que de acordo com a Câmara do Comércio de Barlavento, deverá posicionar para potenciar as vantagens comparativas da sua situação na encruzilhada do Atlântico, na perspectiva do desenvolvimento do Cluster do Mar e do Centro Internacional de Negócios.
Que relações devem ser desenvolvidas com o Atlântico Sul? Qual o papel que se espera dos protagonistas nessas relações? Que oportunidades e ameaças para as regiões e para os países no corredor Atlântico? Qual o posicionamento de Cabo Verde neste contexto? Que lições das Zona Franca de Madeira? Estas são algumas questões que vão ser respondidas na conferência desta sexta-feira, 2 de Dezembro, em São Vicente.
Os conferencistas são Luís Amado, economista e especialista em políticas e estratégias e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, e Francisco Costa, presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário