quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Temperatura baixa deixa jogo do Benfica em risco

O encontro de amanhã entre o Zenit e o Benfica (17h00, RTP 1), para os ‘oitavos’ da Liga dos Campeões, corre o risco de ser adiado devido ao frio intenso que se faz sentir em São Petersburgo, na Rússia.


Henrique Jones, membro do comité médico da UEFA, disse ontem ao CM que com temperaturas abaixo dos 15 graus negativos, o organismo que gere o futebol europeu só aceita que o jogo se realize se as duas equipas estiverem de acordo. "É essa a recomendação feita aos delegados dos jogos. Mas o árbitro também tem autoridade para não realizar o encontro caso ele entenda que não existam condições", frisou.
O médico da selecção nacional advertiu ainda que as baixas temperaturas comportam determinados riscos, casos de lesões musculares e traumáticas: "Os músculos têm de estar bem preparados. As dificuldades respiratórias são maiores e a fadiga instala-se mais rapidamente."
Apesar de o Zenit ter anunciado no site do clube que o relvado do estádio Petrovsky "satisfaz completamente" a UEFA, o organismo explicou à Lusa que "ainda é muito cedo" para tomar uma decisão definitiva. "A UEFA continua atenta à situação. Mantêm-se em avaliação as temperaturas e as condições do relvado", acrescentou a mesma fonte.
Shirokov, médio do Zenit, também admitiu a possibilidade de a partida não se realizar: "Se o termómetro registar 17 graus negativos, de certeza que será cancelada."
Para hoje está prevista uma reunião entre o Zenit, o Benfica e o árbitro sueco Jonas Eriksson, onde poderá ser tomada a decisão final.
Segundo apurou o CM, os dirigentes do Zenit já avisaram a UEFA que as previsões apontam para entre -7 e -12 graus à hora do jogo.
Se o encontro for adiado, deverá realizar-se na próxima semana em Moscovo.
"FAZ MUITO FRIO À NOITE"
José Couceiro, treinador dos russos do Lokomotiv Moscovo, deixou um aviso ao Benfica para a influência que as más condições climatéricas poderão ter no jogo da Champions.
"Com temperaturas destas [abaixo dos 10 graus negativos], nem deveria haver jogo. Chegando à noite, vai fazer muito frio. Se nevar, as condições do campo vão ser diferentes e o futebol pode não ser aquele que agradaria ao Benfica. Terá de ser um jogo mais directo", afirmou o treinador português, de 49 anos.
"Se o Benfica conseguir ultrapassar estas contrariedades, tem condições para fazer um bom resultado. Mas atenção, que o Zenit que defrontou o FC Porto não foi o melhor Zenit", alertou José Couceiro.
MAXI E DJALÓ CONVOCADOS
Maxi Pereira e Djaló regressaram aos convocados do Benfica para o jogo com os russos do Zenit, da primeira mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, do qual estará ausente Javi García, por lesão.
O defesa Maxi Pereira regressa depois de ter cumprido um jogo de castigo na partida frente ao Nacional (4-1), enquanto Djaló, de 25 anos, foi também chamado para a viagem à Rússia depois de ter ficado de fora frente aos insulares por opção técnica.
Convocados: Artur, Eduardo e Mika (guarda-redes); Maxi, Luisão, Jardel, Garay, Capdevila, Miguel Vítor e Emerson (defesas); André Almeida, Matic, Witsel, B. César, Aimar, Gaitán e Nolito (médios); Cardozo, Rodrigo, Nélson Oliveira, Djaló e Saviola (avançados).

Sem comentários:

Enviar um comentário