A selecção cabo-verdiana de futebol acaba de conseguir uma goleada histórica de 4 – 0 sobre a sua congénere do Madagáscar, em Antananarivo, num jogo a contar para as eliminatórias para a CAN’2013. Ryan Mendes, Dady, Fernando Varela e Tony Varela marcaram os golos nesta que é a maior goleada de sempre dos “Tubarões Azuis” em jogos oficiais.
Cabo Verde fez jus ao seu favoritismo e deu uma grande resposta em campo, apesar das contrariedades que surgiram antes do jogo. O “Tubarão Azul” Dady Fernandes abriu o marcador ao 37 minutos, no regresso aos golos do avançado na selecção, tendo Ryan Mendes aumentado a contagem um minuto depois. Além da vantagem no marcador, Cabo Verde foi ao intervalo em superioridade numérica devido à expulsão, com vermelho directo, de um jogador do Madagáscar.
Na segunda parte, os comandados de Lúcio Antunes voltaram com mais gana e marcaram mais dois golos. Aos 77 minutos Fernando Varela, que se está a revelar um goleador na selecção, elevou a contagem para 3 – 0 e, quatro minutos mais tarde, Tony Varela fixou o resultado final.
Com este resultado os “Tubarões Azuis” abrem grandes perspectivas para a segunda-mão, que acontece a 16 de Junho, no Estádio da Várzea, na Praia, e estão praticamente com os dois pés na próxima e decisiva fase de apuramento para a maior prova de selecções a nível africano.
As informações sobre o resultado do jogo e os marcadores dos golos foram avançadas à RCV pelo Director da Federação Cabo-verdiana de Futebol e chefe da delegação nacional, Eduardo Almeida. O responsável avançou ainda que Cabo Verde jogou debaixo de muita chuva e num relvado muito pesado. Mas avança que o desempenho dos jogadores foi brilhante, com muito esforço de todos.
Por outro lado, Almeida critica a ausência da comunicação social cabo-verdiana para transmitir este que é já a maior goleada de sempre da selecção nacional obtida fora de casa e a segunda maior na sua história em jogos oficiais, depois do 4 – 2 à Libéria.
Ainda esta tarde acontecem outros jogos para as eliminatórias para a CAN’2013 e que envolvem selecções de países que falam português. Moçambique joga na Tânzania; São Tomé e Príncipe recebe a Serra Leoa e Guiné Bissau tem uma tarefa difícil frente aos Camarões.
Mas ainda há outros jogos. São eles Ethiopia x Benin, Rwanda x Nigéria, Burundi x Zimbabwe, Seychelles x Congo, Kenya x Togo, Chad x Malawi, Congo x Uganda, Gâmbia x Algeria e Libéria x Namíbia.
Sem comentários:
Enviar um comentário