segunda-feira, 11 de julho de 2011

Cabo Verde com previsão de ’azágua’ farta!!!

As previsões do tempo para a zona oeste-africana apontam para uma ’azágua’ farta em Cabo Verde. As informações concretas sobre o nosso país só serão disponibilizadas nesta semana, mas dados sobre os países desta região postados no site do African Center of Meteorological Application for Development (ACMAD) indicam que a pluviometria será “superior ao normal”, no período entre Julho a Setembro.

Cabo Verde com previsão de ’azágua’ farta 
 
As informações sobre Cabo Verde- que ainda estão a ser trabalhadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica- segundo a presidente desse serviço, Ester Brito, indicam que vai ser um ano “muito húmido”, com chuvas em quantidade similar às registadas no ano passado, um pouco por todo o país. Estes dados são confirmados por informações disponibilizadas pela ACMAD, que prevê “condições pluviométricas muito favoráveis, superior ao normal, na região Ocidental de África”.
A boa-nova foi anunciada após o 14º Fórum de Previsão Sazonal na África de Oeste, realizado nos dias 22 e 23 de Junho, em Abuja (Nigéria). “A qualidade de uma estação normal a excedentária pode corresponder a uma estação onde se deve esperar uma pluviometria superior ao normal, com fortes probabilidades de acontecer eventos pluviométricos extremos – fortes chuvas e inundações, início precoce da estação e prolongamento da estação das chuvas", lê-se no site do instituto de meteorologia do Senegal.
A mesma fonte recomenda, por isso, aos 16 países a adoptarem medidas de prevenção para evitar efeitos nefastos ligados às precipitações extremas, nomeadamente as inundações. Uma recomendação que deverá ser assumida pelas autoridades cabo-verdianas.

Sem comentários:

Enviar um comentário