terça-feira, 12 de julho de 2011

Complexo de Frio da Praia poderá exportar peixe para EUA

O governo concluiu as negociações com empresários pesqueiros norte-americanos para que o Complexo de Frio da Praia, que está desactivado, volte a funcionar em novos moldes. Está na mira a exportação de peixe fresco e congelado da região sul do país para os Estados Unidos da América.

Complexo de Frio da Praia poderá exportar peixe para EUA
O projecto de exportação de pescado fresco e congelado de Cabo Verde para os EUA, indica o secretário de Estado dos Recursos Marinhos, tem como promotores duas empresas norte-americanas de referência no sector das pescas- a Peer Fish e a Carlos Seafood - que já operam em Cabo Verde em parceira com empresários nacionais. Este projecto, reafirma Adalberto Vieira, conta com o forte apoio do governo e do departamento governamental responsável pelo sector das pescas.
“A instalação dessas empresas na Cidade da Praia, além de contribuir fortemente para também transformar Praia num Centro de Pescas, à semelhança do que vem acontecendo em São Vicente, vai gerar entre 125 a 150 postos de trabalho directamente e cerca de 400 postos de trabalho indirectamente, e um volume de negócios de vários milhões de dólares”, revela o SE dos Recursos Marinhos.
Prevê-se o arranque do projecto a curto prazo, logo que as instalações do Complexo de Frio da da Praia sofra obras de melhoria e obtenha a autorização de funcionamento e o número sanitário de exportação da Direcção Geral das Pescas (DGP).
Este projecto surge no âmbito da estratégia do Cluster do Mar, que perspectiva fazer de Cabo Verde um Centro Internacional de certificação in natura, com transformação e exportação dos recursos marinhos. O projecto vai também ao encontro da "visão do governo de transformar as estruturas de frio em unidades empresariais de sucesso".

Sem comentários:

Enviar um comentário