terça-feira, 5 de julho de 2011

Cabo Verde de gala no 36º aniversário da Independência

Uma referência para despertar a memória colectiva do povo cabo-verdiano, reafirmar a identidade nacional no presente e perspectivar o destino futuro de Cabo Verde num mundo globalizado. É a tudo isso que o acto solene, que acontece no Salão Nobre “Abílio Duarte”, na Assembleia Nacional, se propõe. Comemoram-se os 36 anos da independência deste país considerado inviável, pelo menos a nível económico, mas que é hoje apontado como um caso de sucesso.

Cabo Verde de gala no 36º aniversário da Independência 
 
É com pompa e circunstância que esta data histórica está a ser assinalada. Às 9h00, a Companhia Especial da 3ª Região Militar presta a Guarda de Honra. Logo de seguida, às 9h20, o presidente da Assembleia, Basílio Ramos, abre a sessão, que será acompanhada pelos presidentes da República de Cabo Verde, Pedro Pires, e de Timor Leste, José Ramos-Horta, pelo primeiro-ministro, José Maria Neves e pelo presidente Supremo Tribunal de Justiça, Arlindo Almeida Medina e ainda por representantes dos partidos políticos.
Estão previstas intervenções de um deputado da UCID, dos presidentes dos grupos Parlamentares do MpD e PAICV, e dos presidentes da República e da Assembleia Nacional. Na quarta-feira, 06, o Presidente da República Democrática de Timor-Leste, José Ramos-Horta, convidado especial para acompanhar as celebrações, retorna ao Parlamento onde, desta vez, fará uso da palavra.
Terminada a parte solene desta terça-feira, os cabo-verdianos vão ocupar algumas artérias da Praia - a Avenida Cidade de Lisboa, por exemplo, para assistir ao desfile “Mundo Encantado”. Está ainda programada uma exposição de fotografia sobre a Rua 05 de Julho de antigamente e de agora. Segue-se a inauguração desta emblemática rua da cidade capital e uma tocatina nessa rua pedonal.
Em São Vicente, como manda a tradição, a Rua de Lisboa recebeu a partir das 21h00 desta segunda-feira, um baile popular, abrilhantado pelo agrupamento musical The Kings, que também celebra 40º aniversário da sua criação. Constantino Cardoso, Vlú, Chico Serra, Jorge Sousa e ainda o grupo Serenata foram os anfitriões desta festa da música promovida pela Câmara Municipal de São Vicente. A festa prossegue hoje no Pont d´Água, com o “Baile da Cabo-verdianidade”, que terá como animadores Micas Cabral (Guiné Bissau), Tó Alves, Edson, Gai e Vlú.
Na ilha do Sal, a cadeia hoteleira Oásis Atlântico & Resort celebra o Dia da Independência com várias iniciativas, com destaque para uma exposição e venda de livros de autores locais na recepção do hotel, estando também prevista a presença de um artista plástico cabo-verdiano para pintura ao vivo. Haverá ainda um show tradicional de Colá San Jon e batucada.
Com um três em um, Boa Vista festeja a sua padroeira, Santa Isabel, o Município e o 36º aniversário da independência. O fim-de-semana foi de bailes populares com grupos locais, de S. Vicente e Santiago, e da diáspora, casos do Grace Évora e Gil Semedo. Hoje, 05, os boavistenses podem desanuviar apreciando a exposição fotográfica “Recordar Boa Vista. Passado, Presente e Futuro”, na Biblioteca Municipal, e “Céu, Sol e Mar”, de Mário Costa, que retrata o quotidiano, hábitos e costumes locais, na Explanada Silves.

Sem comentários:

Enviar um comentário