sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Jesus e a liderança: «O Benfica só depende de si»

 


 





 







 
Jesus espera um jogo apaixonante contra o Sporting, como são sempre os dérbis, e diz que este ano os leões têm mais qualidade que no ano passado. Repetir a exibição de Manchester é o que o técnico das águias pretende e vencer, claro, para continuar na frente e espreitar o resultado do FC Porto.
«Os dérbis Benfica x Sporting são jogos sempre apaixonantes, jogos pelos quais os adeptos têm uma paixão muito forte», começou por dizer o treinador do Benfica, na conferência de imprensa de antevisão ao desafio com o rival lisboeta. «Amanhã vai ser igual. Temos o nosso rival, da nossa cidade, queremos jogar ao nível que jogámos em Inglaterra, estamos confiantes e sabemos que somos capazes de o fazer».

«Vai ser um jogo intenso e com muita qualidade. O Sporting este ano, na minha opinião, tem jogadores mais evoluídos do que no ano passado. Vai ser um jogo muito bem disputado», projectou. O treinador dos encarnados considera que o Sporting tem «jogadores que individualmente podem fazer a diferença», tecnicamente evoluídos, que «carregam a equipa» e muito «fortes no último passe e no passe longo». Esperando que a equipa de Domingos Paciência aposte maioritariamente no contragolpe, Jesus garante que a sua equipa está «preparada».
A liderança está à vista para qualquer uma das equipas que se defrontam este sábado e o que Jesus pretende é vencer e ficar à espera de um deslize dos dragões.

«Também me lembro que no ano passado, à quinta jornada, quando nos defrontámos, o Sporting tinha sete pontos e o Benfica três, portanto as situações perspectivam-se melhores para o Benfica este ano porque tem mais pontos e está melhor classificado que no ano passado. Para ficar em primeiro o Benfica só depende de si», atirou, Jesus, completando de seguida: «E depende, claro, do resultado do FC Porto».
«Nos dérbis não há favoritos», atira o técnico das águias, que usa a classificação da temporada passada, quando as duas equipas se defrontaram, para comprovar isso mesmo: «A classificação da época passada diz-nos que não transmite favoritismo nenhum. Espero que jogo tenha muita qualidade dentro de campo e que fora do campo ambas as claques façam deste jogo uma festa».
Ainda assim, e não atribuindo qualquer favoritismo à sua equipa, Jesus deixa elogios ao Sporting, que está «mais forte que no ano passado», algo que se deve à «qualidade» dos jogadores que este ano aumentaram ainda mais a qualidade que o plantel leonino já possuía.

Saviola «de certeza», Luisão em dúvida
Questionado sobre os jogadores disponíveis para a partida de amanhã, Jorge Jesus foi directo: «O Saviola de certeza. Quanto ao Luisão, amanhã temos treino e ainda há a possibilidade de fazermos um último teste. Mas o Saviola sim, está a 100 por cento».
Caso Luisão não recupere, o técnico não se mostra preocupado. Há três soluções para alinharem ao lado de Garay no eixo da defesa: «Miguel Vítor, Jardel e Javi. São três opções, até lá vou optar, caso seja necessário», sublinhou.

O jogo de Inglaterra pode ter desgastado a equipa e por isso Jesus vai decidir apenas amanhã quem vai lançar na partida.
João Capela? Interessa a qualidade, não a experiência
Jesus não quis comentar a nomeação de João Capela para dirigir o dérbi, muito criticada pela suposta falta de experiência do árbitro. «A qualidade de um árbitro, de um jogador ou de um treinador não se vê pela experiência. Quando se tem qualidade, independentemente de ter poucos anos de arbitragem, que me parece o caso, não se coloca essa questão».
O mesmo diz o técnico das águias quanto aos vários jogadores  que se preparam para disputar um dérbi lisboeta pela primeira vez. «A experiência tem a ver com qualidade. Logo, jogar mais ou menos dérbis, pode não ser muito importante. Há jogadores que ainda não tiveram esse privilégio, porque é um privilégio estar num dérbi destes, mas são jogadores com qualidade, experiência de selecção, dérbis nos seus países», justificou, lembrando que ainda assim, na Europa não há muitos dérbis com a dimensão de um Benfica x Sporting.
Caixa de segurança «não me diz respeito»
Tema polémico em semana de dérbi, a caixa de segurança onde vão ser «colocados» os adeptos do Sporting. Jesus diz que «há coisas mais importantes sobre o jogo para se discutir» e prefere não comentar temas que não lhe dizem respeito. «O que me importa é que os meus jogadores e os do Sporting justifiquem, dentro de campo, quem é o melhor, que proporcionem um bom espectáculo».

No trilho certo
Questionado sobre os empates que as águias somaram em Manchester, na Luz diante do emblema inglês, no Dragão e na recepção ao FC Basel, Jesus desvalorizou. «O que passou já foi, estamos sempre a melhorar. Estamos no caminho certo, tentamos sempre ser humildes e melhorar, não pensamos que já conquistamos alguma coisa porque não conquistamos nada»

Sem comentários:

Enviar um comentário