As eleições autárquicas de 2012 já estão a mexer com o concelho de Santa Cruz, interior de Santiago. Do lado do PAICV, Orlando Sanches já anunciou que é candidato a um quarto mandato. Por seu turno Policarpo “Zina” de Carvalho e Orlando Dias perfilam-se na grelha de partida na ala ventoinha que aposta tudo por tudo na reconquista da autarquia que lhe foge há 12 anos. Mas o cenário mais provável é a repetição do frente a frente de 2008, entre “Lando” e “Zina”.
Depois de algum suspense e de um período de reflexão, Orlando Sanches anunciou que é candidato a um quarto mandato à frente da Câmara Municipal de Santa Cruz. Lando responde assim à vontade de mais de cinco mil assinaturas que o qurem ver como o candidato à sua própria sucessão no Palácio de Achada Fátima, para “continuar o desenvolvimento” do município.
Mas até lá, Lando deverá primeiro vencer a concorrência dentro da sua própria casa. É que o seu ex-secretário municipal, António Borges, também já manifestou o desejo de “derrubá-lo” da cadeira de presidente, facto que alegadamente terá levado à demissão do até então tido como o braço direito de Orlando Sanches em Santa Cruz.
Enquanto isso, o terreno do MpD é mais híbrido. Ninguém tem lugar definido pois o partido ainda está no terreno a auscultar os munícipes no sentido de apurar o melhor candidato para fazer frente ao Lando. Mas Policarpo de Carvalho, Zina, poderá ser a escolha “natural” dos ventoinhas, pois além de ser apontado como o pré-candidatos com “melhor perfil” é também o "mais consensual" no seio dos militantes.
Se se verificar este cenário, será o reeditar da luta de 2008, quando Zina perdeu por uma larga margem para o seu opositor tambarina. Agora, “mais maduro e com outra estratégia”, acredita que poderá “derrotar” Orlando Sanches ou qualquer outro candidato do PAICV. Orlando Dias é outro dos pré-candidatos do lado do MpD nestas eleições que já se anunciam como muito renhidas em Santa Cruz.
Sem comentários:
Enviar um comentário