quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Santiago: Camarão pode impulsionar economia da ilha

Três técnicos do INDP e quatro do Instituto Canário de Ciências Marinhas iniciam a partir desta quinta-feira, 17, uma campanha de avaliação do stock de camarão soldado à volta de Santiago. Os resultados serão apresentados a 1 de Dezembro, no auditório INDP, um dia depois do fim da campanha.

Santiago: Camarão pode impulsionar economia da ilha 
 
Esta campanha está inserida no projecto PROACTIVA que já prospectou e avaliou o manancial de camarão soldado à volta das ilhas de São Vicente e de Santa Luzia em Abril de 2010.
“É uma colaboração de muitos anos na qual começamos a fazer diferentes projectos. Concentramo-nos no projecto de avaliação e prospecção de recursos de profundidade e demos mais destaque ao camarão porque foi o recurso que observamos que tem mais potencialidades”, diz Okssana Tariche, directora de investigação do INDP, que também adianta que já há empresas privadas com interesse em fazer pesca de camarão em Cabo Verde.
“Os níveis de densidade dos recursos de camarão em Cabo verde são muito elevados, logo a expectativa futura é óptima. Para mim é um grande prazer colaborar com o INDP, e estamos confiantes que vamos encontrar os camarões e fazer uma grande apresentação deste potencial”, declarou José Gonzalez, coordenador geral do projecto.
Em 2012, serão desenvolvidas mais duas campanhas, uma na Boa Vista e no Maio e outra nas ilhas de São Nicolau e Sal. Os resultados gerais permitirão quantificar os stocks de camarão soldado à volta de todas as ilhas de Cabo Verde e emitir recomendações para a sua gestão e captura sustentável, além de recomendar o seu uso gastronómico.
As campanhas de avaliação e prospecção dos stocks de camarão em Cabo Verde é financiada pela Direcção Geral de Relações com África das Canárias, e conta com as parcerias da INDP, do governo da Madeira e das Universidades de Cabo Verde e de Las Palmas.
Para o próximo ano, esse grupo de técnicos e pesquisadores perspectivam realizar ateliers para o ensino da pesca do camarão e iniciar em parceria com técnicos da Madeira a procura do peixe-espada preto e do caranguejo de profundidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário