domingo, 14 de agosto de 2011

Aristides Lima agradece apoio sem dar indicação de voto

Aristides Lima agradeceu esta sexta-feira, 12, na Biblioteca Nacional, a todos os que estiveram com ele nesta corrida presidencial. Apesar de não ter passado à segunda volta, afirma que conseguiu um resultado histórico, e que “o sentido democrático de Cabo Verde está a melhorar”. Quanto à indicação de voto, diz não ser “dono do voto de ninguém”.

Aristides Lima agradece apoio sem dar indicação de voto
O ex-candidato Aristides Lima juntou os seus apoiantes e equipa de campanha para um último agradecimento. Em discurso directo, Lima afirmou que a partir de agora “temos que olhar para a frente e trabalhar todos juntos com serenidade, procurando dar uma contribuição natural para o reforço da nossa democracia”.
Perante uma sala efusiva – e que reafirmou que Lima é o seu presidente -, Aristides falou da campanha da cidadania que culminou nas urnas no passado dia 7, referindo que, “dentro do contexto que a fizemos é um resultado histórico”, com 28 por cento dos votos alcançados.
Questionado pelos jornalistas se irá dar indicação de voto, Lima afirma não ter esse poder sobre ninguém, e que os cabo-verdianos deverão votar em consciência.
Referindo-se ainda à elevada abstenção que foi registada nesta primeira volta, falou de “um recenseamento eleitoral mais aperfeiçoado”, sendo necessário, na sua opinião, “reflectir sobre a natureza do voto em Cabo Verde, se deve ser um dever cívico, ou um dever jurídico”, abrindo espaço a que, como acontece noutros países – um exemplo é o Brasil -, o voto seja obrigatório por lei.
Apesar de ter saído da corrida e de não se ter comprometido com uma nova tentativa daqui a cinco anos, o certo é que Aristides Lima ganhou nestas eleições um capital político que não pode ser ignorado. Roubando as palavras de um político português, também ele “andará por aí”.

Sem comentários:

Enviar um comentário