segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O quarto Presidente da República de Cabo Verde - 21 AGOSTO 2011

Jorge Carlos Fonseca é o quarto Presidente da República. É a democracia cabo-verdiana a mostrar o seu alto teor de maturidade, obrigando - com a eleição de um presidente de uma área ideológica diferente da do partido que é poder a nível do executivo e detém a maioria parlamentar - as diversas correntes políticas e de pensamento que enformam a sociedade cabo-verdiana a conviver ao mais alto nível - PR, Governo e Parlamento.

O quarto Presidente da República de Cabo Verde 
 
O candidato apoiado pelo MpD venceu a segunda volta das presidenciais. Os resultados provisórios até ao momento dão-lhe 95.127 votos (54,45%), contra os 79.574 votos (45,55%) do seu adversário Manuel Inocêncio Sousa. Quando faltam apurar apenas 58 das 1.108 mesas, a vitória de Zona é irreversível. A abstenção situa-se nos 40.2 por cento.
Segundo os dados provisórios divulgados na página oficial da Comissão Nacional das Eleições, Zona ganhou em quase todos os concelhos do país, a única excepção é a ilha do Fogo, onde MIS obteve 60.2 por cento (8.075 votos).
Quando muitos contavam com uma simples soma dos votos de Aristides Lima, na primeira volta aos de Manuel Inocêncio Sousa, os resultados provisórios indicam que essa transferência não aconteceu. Antes pelo contrário, quem parece ter beneficiado com a permuta é claramente Jorge Carlos Fonseca.
Mais uma vez ficou provado nas urnas que todo aquele que se divide sai penalizado.

Sem comentários:

Enviar um comentário