terça-feira, 23 de agosto de 2011

UA: eleições “livres, transparentes, credíveis e justas” 22 Agosto 2011

A União Africana pronunciou-se esta segunda-feira, 22, de forma favorável face ao desenrolar da segunda volta das eleições presidenciais em Cabo Verde. A equipa de observadores – liderada por Pascal Gayama – felicitou “o povo de Cabo Verde, pelo respeito demonstrado para com os princípios da democracia”.

UA: eleições “livres, transparentes, credíveis e justas”
A equipa de 15 observadores da UA elogiou a segunda volta do pleito eleitoral, que elegeu Jorge Carlos Fonseca como o próximo Presidente da República de Cabo Verde.
Realçando “a maturidade dos actores políticos e do povo cabo-verdiano”, referem que, no geral, a campanha “pautou pela paz e pela convivência entre os diferentes candidatos, em plena consonância com os princípios de liberdade de expressão e de equidade, plasmados no Código eleitoral”. A equipa da OUA não deixa, no entanto, de sublinhar a persistência de algumas lacunas, como é o caso do ligeiro atraso na abertura de algumas mesas de voto; o facto das urnas não serem transparentes, ou “a afixação dos desígnios de campanha nas proximidades das assembleias de voto”.
Por fim, a União Africana exorta “todos os actores políticos cabo-verdianos a colaborarem para consolidar a democracia, promover o Estado de direito, a paz. Com isso, terão sempre a estabilidade almejada para a prossecução da agenda de desenvolvimento do país”.

Sem comentários:

Enviar um comentário