quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Céu nublado, mas sem chuva

Depois de durante o dia de terça-feira a chuva ter bafejado as ilhas na região sul do país com alguma persistência, o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica prevê para hoje um dia nublado, com nuvens baixa, mas sem chuva.

Céu nublado, mas sem chuva 
 
De acordo com o meteorologista de serviço, as nuvens estão baixas, mas não há previsão de chuva ao longo desta quarta-feira. Entretanto, sobretudo nas zonas altas, podem ocorrer precipitações ligeiras e dispersas, próprias da época.
A visibilidade é boa (igual ou superior a 10Km), o vento sopra moderado (11-16 Nós) de ENE, fraco variável durante a noite e madrugada, passando gradualmente a soprar de NNW. O mar está encrespado ou de pequena vaga, localmente cavado e a ondulação atinge 1,0 a 2,5 metros de altura.
Ontem, terça-feira, a situação era diferente. Na ilha do Fogo choveu na região norte de São Filipe, mais precisamente em Galinheiro e Ponta Verde. Nesta duas regiões, segundo informações apuradas no terreno, a monta já foi feita, as plantas já estão bem crescidas e o milho tem entre duas a quatro folhas.
Antes, nos dias 8 e 9, também há registo de chuvas nas ilhas de Santiago, Fogo, Brava e Maio. As precipitações mais significativas ocorreram em Atalaia (116 mm) e Ribeira do Ilhéu (180 mm) na ilha do Fogo, e no Alto Casanaia (59 mm), Escola Agro-Pecuária (68,5 mm), Mato Limão 56 mm) e Lém Pereira, Santiago.
Na ilha do Maio a zona registar maior precipitação foi Calheta Monte Vermelho (24mm) e, na Brava, foram Campo Baixo (13mm) e Cova Galinha (13mm).

Sem comentários:

Enviar um comentário