quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Navio “Liberdade” já está a caminho de Cabo Verde

 

O director geral da Agência Fast Ferry, Sean Pond, garantiu esta terça-feira que o navio Liberdade, que vai ligar as ilhas de Barlavento, já está pronto e deverá chegar a Cabo Verde a meados de Outubro próximo. Apetrechada com hélice de proa, rampas mais longas, tanque de água maior do que o de Kriola e mais 20% de assentos para poder corresponder às exigências dos mares das ilhas, Liberdade possui a mesma capacidade técnica da “irmã” que já navega em águas crioulas, garante Sean Pond.

Navio “Liberdade” já está a caminho de Cabo Verde 
 
Mas antes mesmo da chegada da “Liberdade” Pond já vê problemas no horizonte, relacionados com a inexistência de rampas Roll On/Roll Off em muitas das ilhas vai operar. “É um equipamento indispensável para o embarque de carga e passageiros em segurança”, partiram antes de assinalar que elas devem estar prontos antes da chegada do navio Liberdade. "A Enapor está a trabalhar para adquirir tais rampas a tempo. A não acontecer, tendo em conta que as rampas levam cerca de seis meses a serem construídas, Liberdade terá que operar durante algum tempo sem estes equipamentos, tal como aconteceu com Kriola, naturalmente com prejuízos”, aponta o DG da CVFF.
Balanço dos seis primeiros meses da CVFF
Fazendo o balanço do percurso da CVFF nos últimos seis meses, Pond afirma que a empresa está a progredir diariamente. Hoje a situação é regular, mas espera-se que com a chegada do navio Liberdade, a empresa esteja em melhores condições para concretizar todo o seu projecto.
Segundo os dados da CVFF, perto de quarenta mil passageiros e quase três milhões e meio de toneladas de carga foram transportadas pelo navio Kriola entre as ilhas de Sotavento, desde a sua chegada em Janeiro.
Quanto à segurança do Kriola, Pond assevera que “o navio foi seguramente testado pelo Instituto Marítimo e é, de longe, o navio mais seguro de Cabo Verde”, construído por uma das melhores construtoras de navios a nível mundial, a DAMEN.
No que tange aos enjoos de que são vítimas os passageiros, principalmente quando Kriola atravessa os famigerados Mar de Alcatraz e Mar de Canal, Sean Pond recomenda preparação mental para esses pequenos períodos de desconforto e aconselha comprimidos contra enjôos.
Acordo CVFF/TACV na forja
O DG da CVFF revelou ainda que está para breve a assinatura de um acordo com a TACV para a venda de pacotes que incluirão ligações entre pontos estratégicos como Boston e Brava, Europa e Santo Antão. Também, em breve, garante Pond, a CVFF pretende expandir o seu negócio, alargando-o para a área de realização de eventos a bordo e publicidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário