segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Presidenciais: Fonseca e Inocêncio na segunda volta a 21 de Agosto

 


 
Contados que estão os votos de 87,9 por cento das assembleias em Cabo Verde, os dados disponíveis apontam para uma segunda volta para se eleger o quarto presidente da História de Cabo Verde.
Segundo os dados oficiais da Direcção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE), estão apurados os votos de 976 das 1110 mesas de voto no arquipélago e na diáspora (faltam 134), que apontam Jorge Carlos Fonseca e Manuel Inocêncio Sousa na disputa da segunda volta, a realizar-se a 21 deste mês e cuja campanha começa na próxima quinta-feira.

Os resultados oficiais divulgados pela DGAPE continuam a ser actualizados periodicamente, continuando a reinar a confusão entre o regredir e o avançar da contagem dos votos.

Às 11 horas da manhã desta segunda-feira, Jorge Carlos Fonseca, apoiado pelo Movimento para a Democracia (MpD), lidera com 37.5 por cento dos votos, seguido por Manuel Inocêncio Sousa, sustentado pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, no poder), com 33.3 por cento.

O independente Aristides Lima está na terceira posição, com 25,8 por cento, e Joaquim Jaime Monteiro, também independente, nos 2,1 por cento.

A abstenção situa-se, nesta altura, em 47,8 por cento.

Encerradas estão as contas nas ilhas de São Vicente, São Nicolau, Sal, Boavista, Maio, Fogo e Brava, faltando as de Santo Antão, Santiago Norte e Santiago Sul, bem como as da diáspora.

Os votos estão assim distribuídos:

Jorge Carlos Fonseca: 51.723 (37.5)
Manuel Inocêncio Sousa: 45.952 (33.3 por cento)
Aristides Lima: 35.616 (25.8 por cento)
Joaquim Jaime Monteiro: 2.848 (2,1 por cento)

O total de votos brancos é de 907 (0,7 por cento) e o de nulos desapareceu do escrutínio, sendo contabilizada apenas a percentagem, que é de 0,6 por cento.

A candidatura de Aristides Lima reclamou no domingo a existência de "discrepâncias" de 8 por cento nos dados oficiais das eleições presidenciais cabo-verdiana que a DGAPE tem vindo a divulgar.

Ainda na noite de domingo, e numa curta declaração à imprensa, Helena Tolentino indicou que os dados em posse da candidatura diferem dos da Direcção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE), instituição encarregada de divulgar os resultados da votação.

Salientando que Lima aguarda pela divulgação dos resultados finais para se pronunciar, Helena Tolentino indicou que, em causa, estarão 8 por cento dos votos, estimados em cerca de 10 mil, o suficiente para "destronar" Manuel Inocêncio Sousa da segunda volta das presidenciais.

Numa "declaração de resposta", Cristina Lima, mandatária de Inocêncio, confirmou que também a candidatura que representa encontrou "pequenas discrepâncias" entre os dados disponibilizados pelos seus representantes nas assembleias de voto e os da DGAPE, mas que não põem em causa a participação na segunda volta.

"São pequenas discrepâncias não alteram a tendência de segunda volta" entre Fonseca e Inocêncio. A tendência mantém-se, claramente", frisou Cristina Lima, igualmente ministra Adjunta e da Saúde do Governo de José Maria Neves, líder do Partido Africano da Independência de cabo Verde (PAICV, no poder).
8-8-2011, 11:54:46
Fonte: Agência Lusa/Expresso das Ilhas

Sem comentários:

Enviar um comentário