A história se repete. E por momentos a Praia de Quebra Canela lembrou um outro ponto de partida da fé de Deus - a Cidade da Ribeira Grande de Santiago, de onde seguiram os primeiros escravos ladinizados e convertidos à fé católica para as terras de Vera Cruz, o actual Brasil. A Ribeira Grande do Padre António Vieira volta em flash back na figura do Bispo Dom Teodoro, que também vai fazer atracar do outro lado do Atlântico a Cruz de Cristo. Um simbolismo nos Mistérios de Deus? Prenúncio de novas partidas e outras chegadas? O certo é que este domingo foi místico e renovador de esperanças na fé dos homens. Abençoado por Deus, com certeza!
Nem o sol abrasador que se fazia sentir demoveu os milhares de fiéis de toda ilha de Santiago que marcaram presença este domingo, 8, no Largo de Quebra Canela, Praia, na ordenação Episcopal de D. Teodoro Mendes Tavares para Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém do Pará (Brasil). Este “momento histórico” faz com que Cabo Verde passe a ter pela primeira vez quatro bispos. D. Teodoro junta-se a D. Arlindo, D. Ildo e D. Paulino, presentes na ordenação, onde estiveram também o bispo do Pará, D. Alberto Correia, e muitos padres cabo-verdianos, brasileiros, italianos, porto-riquenhos, alemães e portugueses. Um mundo que chegou ao mar, emocionado com a ordenação deste filho de Calheta de São Miguel.
Na sua mensagem, o bispo ordenante, Dom Arlindo Furtado, considerou o momento “histórico e especial” e felicitou D. Teodoro pela “caminhada” e empenho espiritual que tem tido até aqui. Esta ordenação é também um marco importante na história da Igreja cabo-verdiana porque D. Teodoro é o primeiro africano, e cabo-verdiano a ser nomeado para uma diocese no exterior, a do Belém da Pará, no Brasil. Por isso, o facto de escolher ser ordenado na sua terra natal, diz Dom Arlindo, é uma forma de os religiosos cabo-verdianos assumirem as suas responsabilidades e estar a nível de si próprios. Mais, diz que começa aqui mais uma caminhada no estreitamento das relações entre o Brasil e Cabo Verde. Ovacionado pelo público presente, o Bispo de Santiago diz que a ordenação de Dom Teodoro é mais um “passo modesto e significativo para a inserção do nosso país no mundo global”.
Emocionado e aplaudido pelos milhares de fiéis, Dom Teodoro, no seu discurso, agradece a Deus pelos dons que lhe concedeu, Um obrigado também à sua família, amigos, professores, colegas do seminário de Cabo Verde, Portugal e Brasil. Ainda uma vénia para a Paróquia da Nossa Senhora do Socorro e de São Miguel Arcanjo, concelho onde nasceu e que o forjou na fé - esteve representada por padres, sacerdotes e centenas de fiéis que quis testemunhar o orgulho de ver nascer o bispo da sua "rubera". A Igreja do Padre Cretá, o suiço lembrado por Dom Teodoro para mostrar que Cabo Verde está agora a retribuir o que recebeu do mundo - a evangelização do seu povo, já nos idos do sec XVI.
“Eis-me aqui”, é o lema do bispo. Por isso, não escondeu a sua “enorme alegria e emoção” por continuar a dar vida à fé no reino do Belém do Pará e ainda a “confiança” depositada nele pelo Papa Bento XVI, que o nomeou Bispo no passado dia 16 de Fevereiro.
Dom Teodoro considera que este momento tem um grande significado espiritual. “Desejo muita paz aos cabo-verdianos, onde eu estiver farei sempre por ajudar este povo. Vou rezar sempre por todos” promete este pastor que aceita o desafio da fé sem fronteiras porque está ao serviço do Povo de Deus. Confessando-se “pequeno e frágil”, diz: "ser nomeado bispo não é nem uma honra nem um prémio, mas, sim, uma acção amorosa pelo bem de Deus".
Gentes de todo o Cabo Verde encheram a praia de Quebra- Canela para ver o Bispo D. Teodoro a ser Ordenado. Mesmo sob um sol abrasador os fiéis presentes aplaudiam cada momento, porque especial. Pedro Pires, José Maria Neves, Basílio Ramos, Arlindo Medina, Carlos Veiga, Jorge Carlos Fonseca, Aristides Lima, entre presidente de Câmaras Municipais, membros do Governo, personalidades da vida política nacional, corpo diplomático do Brasil marcaram presença na cerimónia, que terminou pouco depois das 14 horas. Foi mais uma demonstração da união entre Brasil e Cabo Verde, dois países, dois povos que tal como aconteceu no passado, continuam fazendo pontes na fé, e unidos pelo Amor de Deus..
Dom Teodoro Mendes Tavares nasceu a 7 de Janeiro de 1964 em Principal- Concelho de São Miguel, ilha de Santiago. Frequentou o Seminário Diocesano na Praia e, posteriormente, entrou na Congregação dos Missionários do Espírito Santo. Passou por Seminários em Portugal e Brasil.
Sem comentários:
Enviar um comentário