terça-feira, 3 de maio de 2011

PAICV e MpD viabilizam nomes para TC e Provedor da Justiça

Os líderes parlamentares do PAICV e do MpD assinam na manhã desta terça-feira, 3, na Assembleia Nacional, um memorando para viabilizar a escolha dos membros do Tribunal Constitucional, o Provedor da Justiça e o novo presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE). Este acordo abrange outras matérias que precisam da aprovação de dois terços dos deputados no Parlamento.

PAICV e MpD viabilizam nomes para TC e Provedor da Justiça  
 
Esse pacto entre os dois maiores partidos cabo-verdianos surge depois de o primeiro-ministro, José Maria Neves, ter lançado o repto no sentido de uma concertação permanente com o MpD em matérias fulcrais para a harmonia deste país, durante o debate do programa do governo na passada semana. Um repto prontamente aceite pelo líder da oposição, Carlos Veiga, que se mostrou disponível “para consensos e compromissos em áreas críticas e sobre questões de regime”.
Nesta linha, o memorando a ser assinado pelos líderes parlamentares do PAICV (José Manuel Andrade) e do MpD (Fernando Elísio Freire) abrange matérias prioritárias como a escolha dos candidatos ao Tribunal Constitucional, o Provedor da Justiça, o novo presidente da Comissão Nacional de Eleições, assim como o Estatuto dos Titulares de Cargos Políticos. O acordo propõe ainda resolver o problema dos diplomas sobre o Estatuto dos Magistrados Judiciais e o Estatuto dos Magistrados do Ministério Público, que foram objecto de veto político por parte do Presidente da República.

Sem comentários:

Enviar um comentário