terça-feira, 28 de junho de 2011

Adrienne O’Neal é a nova embaixadora dos EUA em Cabo Verde

O Presidente Norte-americano, Barack Obama, acaba de designar o nome da diplomata Adrienne O’Neal para chefiar a embaixada dos Estados Unidos da América em Cabo Verde. O’Neal substitui Marianne Myles que deixou o cargo em Julho do ano passado.

Adrienne O’Neal é a nova embaixadora dos EUA em Cabo Verde 
 
Adrienne O’Neal, que já foi encarregada de Negócios em Portugal, desempenha actualmente, no Departamento de Estado, as funções de directora de Desenvolvimento de Planos de Cargos e Carreiras para a Divisão Sénior do Departamento de Estado.
Antes, chefiou o Gabinete de Relações Públicas e Diplomacia para a Europa e Assuntos da Eurásia, e foi secretária-adjunta de Imprensa do Director de Política Nacional de Controle de Drogas, junto da Casa Branca. Desde que entrou para o serviço diplomático, em 1983, trabalhou na Itália, Argentina e Moçambique.
De 2007 a 2009, Adrienne O’Neal foi designada Diplomata Residente na Universidade de Michigan. O Departamento de Estado nomeia anualmente diplomatas residentes em centros universitários para desenvolver programas de treino e recrutamento de futuros funcionários. O’Neal é licenciada pelo Spelman College e obteve o grau de Mestrado em Línguas Modernas na Middlebury College.
O cargo de embaixador em Cabo Verde estava vago desde Julho de 2010, quando a diplomata Marianne Myles, que tinha sido nomeada por George Bush, cessou funções após uma missão de dois anos. Myles foi condecorada pelo Presidente da República, Pedro Pires, com a 1ª Classe da Medalha de Mérito. O galardão foi atribuído em reconhecimento a contribuição que deu para o estreitamento das relações de amizade e de cooperação entre os dois países.
Os Estados Unidos estabeleceram relações diplomáticas com a República de Cabo Verde logo após a independência do arquipélago, a 5 de Julho de 1975. A Embaixada na cidade da Praia existe desde 1978.
Além de Cabo Verde, no despacho publicado na passada sexta-feira, 24, Barack Obama designou ainda novos embaixadores dos EUA na República da Coreia, Sung Y. Kim, o membro do Conselho de Supervisão Financeira, Roy Woodall, entre muitos outros. O presidente diz que são “indivíduos dedicados e capazes que concordaram aderir à Administração para servir o povo americano”.

Sem comentários:

Enviar um comentário