domingo, 5 de junho de 2011

AfroSondagem: Sondagem dá maioria absoluta a Ulisses na Praia

Se as eleições autárquicas fossem hoje, Ulisses Correia e Silva venceria a Câmara Municipal da Praia com 60 por cento dos votos, conclui um estudo de opinião realizado em Abril pela Afrosondagem. O inquérito de opinião, que incidiu sobre o desempenho da equipa camarária da capital, revela ainda que o actual presidente da CMP tem um índice de notoriedade superior a 90 por cento, mas que os seus vereadores vêem decrescer a respectiva popularidade.

AfroSondagem: Sondagem dá maioria absoluta a Ulisses na Praia
Ulisses Correia e Silva parece em vantagem na grelha de partida para as eleições autárquicas de 2012. O actual presidente da Câmara Municipal da Praia surge destacado nas intenções de voto no principal concelho do país, conforme um estudo de opinião realizado em Abril pela Afrosondagem. O inquérito concluiu que, se as eleições municipais fossem hoje, Ulisses Correia e Silva renovaria o seu mandato, vencendo com 60 por cento dos votos, contra 17 por cento da população que prefere votar noutro candidato. Os indecisos situam‑se na casa dos 20 por cento.
Segundo a Afrosondagem, com este score Ulisses Correia e Silva aumentou em cerca de 13 pontos percentuais as probabilidades de ganhar as autárquicas se comparado com os números de 2009, quando obteve 49 por cento das intenções de voto. Com efeito, Ulisses parece confortável para vencer folgado em todas as regiões do concelho, com maior margem na zona centro‑este (65%) e oeste (64%). Na zona Norte (62%) e Sul (57%) os indicadores são também expressivos.
Vale ainda assinalar que o score do actual presidente da Câmara Municipal da Praia aumentaria em todos os escalões etários, num intervalo que se situa entre seis pontos percentuais e 31 pontos percentuais. O crescimento mais enérgico verifica‑se entre os mais jovens (18 a 24 anos), escalão onde passa de 28 por cento para 59 por cento. De acordo com este estudo de opinião da Afrosondagem, o aumento mais fraco nas intenções de voto a favor de Ulisses Correia e Silva nota‑se nos cidadãos entre os 45 e os 54 anos, onde cresce apenas 6% – de 54 por cento, em Dezembro de 2009, para 60 por cento actualmente.
Entretanto, é de salientar que esta sondagem foi feita sem se conhecer ainda os nomes dos potenciais adversários de Correia e Silva na disputa pela Câmara Municipal da Praia, o que poderá alterar para mais ou para menos as intenções de voto no candidato do MpD.
Seja como for, a verdade é que, segundo a Afrosondagem, o presidente da CMP continua com o índice de notoriedade em alta na Praia, “provavelmente, devido ao seu desempenho na Câmara”. De acordo com os resultados do inquérito da Afrosondagem, 93% dos munícipes identificam correctamente quem é o seu Presidente da Câmara Municipal.
Quando comparada com o estudo de Dezembro de 2009, a notoriedade de Ulisses Correia e Silva oscilou negativamente em cerca de três pontos percentuais. Mas, ressalva a Afrosondagem, “qualquer que seja o estrato, existe um conhecimento elevado sobre quem é o presidente. Os idosos e os indivíduos sem nenhuma instrução parecem saber numa proporção ligeiramente inferior quem é o presidente”.
Se Ulisses está bem cotado e é massivamente conhecido dos munícipes, o mesmo não se verifica em relação aos seus vereadores, que parecem andar em contra‑mão. O estudo da Afrosondagem revela que o nível de notoriedade dos restantes membros da equipa camarária continua baixo, com apenas 23 por cento dos cidadãos residentes na capital a indicar correctamente o nome de um vereador. Pior, se comparado com a sondagem de há dois anos: nota‑se que o grau de notoriedade dos vereadores da CMP diminuiu em cerca de 9 pontos percentuais.
Avaliação do Presidente
A avaliação do trabalho desenvolvido até aqui por Ulisses Correia e Silva mostra que os praienses estão contentes com o seu presidente de Câmara. Segundo a Afrosondagem, 9 em cada 10 munícipes atribuem nota positiva ao desempenho do edil praiense, ou seja 90 por cento da população. Destes, metade (50%) consideram excelente a actuação do presidente da CMP, um aumento de cerca de 18 pontos percentuais em relação ao inquérito de Dezembro de 2009. Para além destes, 40 por cento da população da Praia entende que a performance de Ulisses deve ser classificada como razoável e apenas 7 por cento avaliam‑na de forma negativa.
Numa análise mais pormenorizada, verifica‑se que o trabalho desenvolvido pelo presidente da CMP continua a ser melhor avaliado entre os indivíduos do sexo masculino, com idade mais avançada e detentores de um nível secundário e pós‑secundário. Os níveis de aprovação entre os cidadãos com o pós‑secundário é massivo: 98 por cento.
Relativamente às expectativas, os resultados também indicam uma grande evolução. Enquanto que, em Dezembro de 2009, cerca de 44 por cento dos inquiridos se declaravam contentes com o desempenho de Ulisses Correia e Silva, em Abril deste ano esta satisfação subiu para 70 por cento, um crescimento na ordem de 26 pontos percentuais. Na mesma medida, diminuiu de forma sgnificativa a proporção dos que se sentiam desiludidos, passando de 21 por cento, em Dezembro de 2009, para 9 por cento em Abril deste ano. Segundo o estudo da Afrosondagem, os praienses consideram hoje que Ulisses tem vindo a melhorar substancialmente o seu desempenho, em comparação com o seu primeiro ano de mandato. Assim, 80 por cento da população declara que tem sido melhor/muito melhor a actuação do edil, especialmente nas zonas centro e oeste, com 86%, seguidos pela zona norte com 83%, contra os 72% registados na zona sul do concelho da Praia. A avaliação actual da performance do presidente da CMP é considerada melhor do que no seu primeiro ano de mandato por 91 por cento dos indivíduos com o pós‑secundário, contra 70 por cento dos indivíduos sem instrução. Este indicador continua a ser mais elevado entre os indivíduos do sexo masculino, com idade entre os 25 e os 34 anos e empregados.  
Obras
  O calcetamento/arruamento (43%) e a recolha de lixo (40%) destacam‑se, claramente, no momento de avaliar a Câmara Municipal da Praia, já que são referenciados como as áreas em que a autarquia tem tido um desempenho mais positivo. A seguir, os munícipes apontam a construção de placas desportivas e de lazer (30%), o ordenamento e controlo dos mercados (23%) e o embelezamento da cidade (18%) enquanto áreas de melhor intervenção da Câmara Municipal da Praia.
Segundo a opinião expressa pela maioria dos munícipes, as obras realizadas pelo actual executivo camarário mostram uma elevada qualidade e merecem aprovação. Assim, 8 em cada 10 praienses consideram que as obras concluídas possuem uma boa qualidade, especialmente a transformação da Rua 5 de Julho em via pedonal (87%) e a construção dos espaços de ginástica ao ar livre (84%). Para além destas obras, também conquistaram a simpatia dos cidadãos a asfaltagem da rua principal do bairro da Achada Grande Frente, a construção de casas sociais, o calcetamento dos bairros, a construção das protecções nas encostas e a construção dos polidesportivos. Segundo a Afrosondagem, esta avaliação positiva da qualidade das obras da CMP é notória em todas as zonas da capital e é partilhada por indivíduos de todos os estratos sociais.
Importa realçar ainda que 4 em cada 10 inquiridos consideram que não existe nenhum aspecto negativo no desempenho da Câmara liderada por Ulisses Correia e Silva. Ainda assim, são referidos muitos aspectos menos bons da CMP, como a criação de emprego (17%), o apoio aos pobres/carenciados (15%) e a fiscalização (14%). A autarquia praiense é criticada ainda no que diz respeito à iluminação pública (11%) e a segurança (10%), curiosamente sectores com elevado peso no nível de conforto da população. A criação do emprego (45%) e o apoio aos pobres/carenciados (40%) continuam a ser, segundo a opinião expressa pelos munícipes, as áreas em que a CMP deveria dar mais atenção e apoiar em primeiro lugar.
Os resultados do estudo de opinião realizado pela Afrosondagem indicam ainda que a avaliação que os munícipes fazem dos diferentes serviços da CMP é bastante aceitável. Praticamente, em todos os domínios analisados pelo estudo da Afrosondagem o saldo entre as respostas positivas e negativas é favorável. “Um cenário muito mais encorajador do que o registado no final do primeiro ano de mandato desta equipa camarária”, sublinha a empresa responsável por esta sondagem.
Na verdade, salienta o estudo, constata‑se que a avaliação negativa diminuiu consideravelmente em todos os serviços, relativamente ao mês de Dezembro de 2009. Os serviços em que os munícipes avaliaram a câmara mais positivamente são os do saneamento e do urbanismo, sendo o do saneamento aquele que apresenta o melhor indicador. O sector da promoção social – “que tradicionalmente é avaliada de forma negativa devido à enorme demanda pelos serviços de apoio por parte da população mais carenciada” – colhe desta feita boas referências junto dos munícipes, acontecendo o mesmo com o sector da fiscalização, área crítica da CMP.
No geral, o Gabinete do Presidente é o único serviço onde mais de metade dos inquiridos não souberam fazer uma avaliação, enquanto 19 por cento acha que tem trabalhado bem, 20 por cento classificam‑na como razoável e apenas 6 por cento dos praienses afirmam ser péssimo o serviço do Gabinete do presidente da CMP.
FICHA TÉCNICA
A Afrosondagem realizou 1.492 inquéritos a indivíduos com 18 anos e mais, no seio de agregados familiares. Os resultados são representativos para as cinco zonas administrativas do concelho da Praia, ou seja, as zonas norte, oeste, leste, centro e sul. A recolha de dados foi realizada por entrevista directa nos dias 16 e 17 de Abril. A amostra é aleatória segundo o método multi‑etápico com tiragem sistemática e apresenta um erro relativo de 3.5%, para um intervalo de confiança de 95%.  

Sem comentários:

Enviar um comentário