segunda-feira, 6 de junho de 2011

Promoção de Cabo Verde a PDM pode aumentar crédito para 110 milhões de euros

A promoção de Cabo Verde para país de rendimento médio deverá permitir que a carteira de projectos junto do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) passe dos 64,65 milhões de euros para cerca de 110 milhões. Cristina Duarte, ministra das Finanças e do Planeamento de Cabo Verde, que estará presente na reunião que a instituição realiza a partir desta segunda-feira (6 a 10) em Lisboa, sublinha que o BAD é já um "parceiro incontornável" do arquipélago, na modernização e infra-estruturação do país

A carteira activa deverá em breve subir para o limite de 110 milhões de euros, garantiu à Lusa fonte do Ministério das Finanças, no quadro da execução de vários projectos estruturantes em curso em Cabo Verde.
Do valor total dos projectos em curso, 80 por cento estão divididos entre a ajuda orçamental, infra-estruturas e os sectores rural e social.
Os dados são oficiais e do próprio BAD em Cabo Verde, onde fonte da instituição lembrou à Agência Lusa que o banco chegou ao país em 1975, entrando realmente na economia dois anos mais tarde, e que aprovou, desde então, 39 operações, num montante líquido de 164,28 milhões de UC (unidades de conta), o que equivale a 185 milhões de euros.
Os projectos financiados pelo BAD, tais como a construção do Aeroporto Internacional da Praia, as Bacias Hidrográficas de Picos e Engenhos, a Central Única de Santiago, entre outros, têm contribuído grandemente para a melhoria das infraestruturas e da competitividade económica do país, admitiu a fonte.
Cristina Duarte, ministra das Finanças e do Planeamento de Cabo Verde, que estará presente na reunião que a instituição realiza a partir desta segunda-feira (6 a 10) em Lisboa, sublinha que o BAD é já um "parceiro incontornável" do arquipélago, na modernização e infra-estruturação do país.
A ministra lembrou que, já como País de Rendimento Médio (PRM, a que ascendeu em 2008 e cujo período de transição termina em 2013), Cabo Verde passou a ter acesso tanto aos financiamentos não-concessionais do BAD, como aos financiamentos concessionais do Fundo Africano de Desenvolvimento (FAD).
Nesta qualidade, o limite de crédito para Cabo Verde junto do BAD é de aproximadamente 98 milhões de UC (cerca de 110,38 milhões de euros) para o período 2009-2013. Simultaneamente, o país mantém o acesso ao saldo total de sete milhões de UC (cerca de 7,88 milhões de euros) no quadro do FAD XI.
A actual estratégia do banco para Cabo Verde, tal como disse à Lusa em Abril de 2010 o director-geral do BAD, Donald Kaberuca, "vai ao encontro das ambições de desenvolvimento" do país e procura atenuar o impacto da crise financeira internacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário