quarta-feira, 28 de março de 2012

China doa 15 viaturas e envia sete médicos para Cabo Verde 28 Março 2012

A China reforça as ligações com Cabo Verde, uma cooperação que “tem vindo a aumentar nos últimos anos”. Desta vez são oito especialistas para o Hospital Agostinho Neto, 15 viaturas -10 ligeiras e cinco autocarros para o serviço do protocolo do Estado-, e ainda um complexo educativo no Sal, anunciou o embaixador chinês em Cabo Verde, Li Chunhua.

O protocolo foi assinado na tarde desta terça-feira, 27, e abrange três áreas: saúde, educação e logística. Ainda este ano chega a Cabo Verde a 15ª equipa de médicos, no âmbito da cooperação e, desta vez vêm três cirurgiões, dois gineco-obstetras, um acupunctor, um anestesista e ainda um tradutor. Um grupo de médicos especialistas que vai prestar serviços no Hospital Agostinho Neto, na Praia, nos próximos dois anos.
A pedido do governo cabo-verdiano, a China vai financiar e construir na ilha do Sal, um complexo educativo. “Este complexo educativo engloba escola secundária e de formação técnica. O projecto está pronto a iniciar a construção e acredito que até ao final do ano começará a obra. No final penso que poderá contribuir activamente para melhorar as condições dos alunos, nomeadamente na área da formação técnica do Turismo”, diz o embaixador chinês.
Li Chunhua destacou ainda a doação de 15 viaturas, 10 ligeiras e cinco mini-autocarros, ao governo cabo-verdiano. “Todos são fabrico e marca chinesa e todas têm boa qualidade e estou em crer que esta doação poderá diminuir algumas dificuldades do governo cabo-verdiano quando organiza conferências regionais ou internacionais”, garantiu o embaixador.
Uma doação material no valor de 100 mil contos cabo-verdianos que o ministro das Relações Exteriores, Jorge Borges, disse estar “destinada ao reforço e eficiência dos serviços do protocolo do Estado”. O asemanaonline sabe que as viaturas não deverão ficar todas na Praia, há a possibilidade de algumas irem para o Sal e São Vicente, todas ao serviço do protocolo.
“Estamos num período difícil, por causa da crise internacional, mas a China nunca diminuiu a nossa cooperação com Cabo Verde, pelo contrário, foram aumentadas. E a nossa relação vai alargar e reforçar cada vez mais, através dos esforços entre os dois governos e povos”, rematou o embaixador Li Chunhua.

Sem comentários:

Enviar um comentário