Qualidade da gestão municipal, forte participação e envolvimento dos cidadãos no processo de decisão dos municípios, melhor desempenho autárquico e criar um clima propiciador do debate de ideias, propostas e projectos. Essas são algumas das orientações saídas do encontro dos autarcas do PAICV- actuais eleitos e os candidatos às próximas eleições municipais.
O porta-voz do encontro, Arnaldo Andrade, disse que o PAICV vai apostar na qualidade da gestão autárquica, uma vez que o que se quer é um desenvolvimento harmonioso dos municípios. “O PAICV defende uma forte aposta no aumento da qualidade da gestão municipal, uma gestão que se adapte aos novos tempos, onde os municípios têm outras preocupações, desafios e projectos”, defende Andrade, avançando que isso só será possível com uma “forte participação” dos cidadãos nas decisões.
“Estamos fortemente engajados na ideia da participação e desenvolvimento da cidadania nos municípios, que os cidadãos tenham mais instrumentos de participação autárquico, na decisão do seu próprio destino, antes, durante e depois da vigência do poder local”, sublinha.
Sobre as eleições que acontecem no próximo Verão, Arnaldo Andrade avança que o PAICV pretende um clima propício para o debate de ideias, programas, projectos, onde o direito ao bom nome das pessoas nunca esteja em causa. “Não vamos às eleições para fazer baixaria, temos uma postura que defende que a política deve ser feita com elevação, com amor, solidariedade e competição sadia”, disse Arnaldo Andrade à RCV.
Por seu lado, o presidente do PAICV, José Maria Neves, defende a descentralização municipal, mas também que os municípios tenham mais poder, mais recursos, mais capacidades humanas e que apresentem as suas contas em tempo útil. JMN diz também que os municípios deverão ter a sua capacidade de gerar riquezas, criar parcerias público/privadas e cooperação.
O encontro deste fim-de-semana contou com a presença dos todos os candidatos do PAICV às eleições autárquicas deste ano, vereadores e eleitos municipais, que durante dois dias não só lançaram as estratégias para o escrutínio como também a agenda de transformação de Cabo Verde.
Sem comentários:
Enviar um comentário