segunda-feira, 5 de março de 2012

Putin vence as eleições na Russia 05 Março 2012

 

Vladimir Putin venceu as eleições presidenciais russas à primeira volta, segundo os resultados publicados hoje. O actual primeiro-ministro obteve 63,9% dos votos quando estão contados praticamente 100% dos boletins. "Ganhámos numa luta aberta e honesta", disse perante uma multidão de mais de 100 mil pessoas que se juntaram no centro de Moscovo para festejar a vitória do homem que vai continuar a mandar na Rússia.

A votação de Putin está, porém, abaixo da obtida na sua segunda eleição (mais de 70 %), mas não deixa de ser uma maioria absoluta, que o permitirá ser eleito sem segunda volta para um mandato de seis anos, a que, segundo a lei, se poderá seguir um outro. O candidato comunista, Gennadi Ziuganov, surge em segundo na votação, com 17,18 %, seguido de Mikhail Prokhorov e de Vladimir Jirinovski.
A eleição, que esteve desde sempre sob a suspeita de fraude, foi, segundo o chefe da campanha de Putin, "a mais limpa da História". Um inovador sistema de câmaras de vigilância foi instalado pelas estações de voto de todo o país, o que permitia, através da Internet, ver imagens da votação. E a polícia garantiu que não houve irregularidades graves. A oposição discordou.
Ontem, enquanto decorria a votação, enormes contingentes da polícia e forças militarizadas, com caravanas de carros celulares e blindados, espalhavam-se pelas ruas de Moscovo. Os grupos da oposição anunciaram que houve fraudes, e que se manifestariam em protesto. Em Moscovo, uma grande manifestação está marcada para hoje, na Praça Puchkin.

Sem comentários:

Enviar um comentário