O ministro das Infra-estruturas e Recursos Marinhos, José Maria Veiga, deixa o governo na próxima semana para assumir, oficialmente, a candidatura à presidência da Câmara Municipal de Santa Catarina – a apresentação pública acontece próximo domingo, 11, na Assomada. Mas, contrariamente ao que se vem especulando na imprensa não vai haver remodelação governamental. "A única mexida no governo será a substituição do actual ministro as Infra-estruturas e Recursos Marinhos por uma outra pessoa".
A saída de Veiga do governo vem na linha daquilo que o Chefe do Governo vinha defendendo, isto é, que os ministros que forem candidatos nas autárquicas terão que abandonar as suas funções no Governo e sair para o terreno da campanha eleitoral.
Assim, o ministro das Infra-estruturas e Recursos Marinhos vai deixar o governo na próxima semana e instalar-se em Santa Catarina. Para já uma remodelação governamental está posta de parte pelo primeiro-ministro, que prefere apenas reajustar a sua equipa ministerial, nomeando um novo responsável para a pasta até agora ocupada por José Maria Veiga. Perfilam-se na linha de sucessão três nomes, mas o mais provável é que Franklim Spencer actual PCA da Enapor seja o próximo MIRM.
Sobre a mesa estão três nomes em análise: o engenheiro Franklin Spencer, PCA da Enapor, a engenheira Arlete Vera-Cruz e Adalberto Vieira, actual secretário de Estado dos Recursos Marinhos, que pode, então, ascender a ministro.
Entretanto, segundo as nossas fontes, a hipótese mais firme aponta para a escolha de Franklin Spencer para ministro das Infra-estruturas e Recursos marinhos, tendo em conta que é formado em Marinha Mercante e é um quadro com larga experiência no sector marítimo e portuário. Joga também a favor de Spencer o facto de ser natural de São Nicolau, ilha que não tem nenhum quadro a integrar o governo.
Sem comentários:
Enviar um comentário