O projecto “Reforço da Capacidade de Produção, Transporte e Distribuição de Energia em seis ilhas de Cabo Verde”, co-financiado pelo governo cabo-verdiano e pelo Banco Africano para o Desenvolvimento (BAD) recebe, esta sexta-feira, 30, um reforço financeiro de seis milhões de contos cabo-verdianos do Japão que assinou o empréstimo com o Ministério das Relações Exteriores (MiRex).
O Japão vai emprestar ao nosso país seis biliões de escudos cabo-verdianos, para que a Cidade da Praia possa financiar o projecto de “Reforço da Capacidade de Produção, Transporte e Distribuição de Energia em seis ilhas de Cabo Verde”.
Para além do financiamento japonês, outorgado pela JICA (Japanese International Cooperation Agency), o projecto tem o co-financiamento do Banco Africano para o Desenvolvimento e do Governo de Cabo Verde.
Este projecto visa aumentar a capacidade de produção, transporte e distribuição de energia eléctrica e, por conseguinte, o aumento da taxa de acesso à electricidade em Cabo Verde. E isso "repercutirá na qualidade da prestação de serviço e na competitividade da economia nacional" pontua o MIREX..
Na cerimónia de assinatura, que acontece esta tarde, Cabo Verde far-se-á representar pelo ministro das Relações Exteriores e pela ministra das Finanças e do Planeamento de Cabo Verde. O Embaixador do Japão em Cabo Verde, e o representante da JICA, ambos residentes no Senegal rubricam o acordo em nome do Governo japonês.
Sem comentários:
Enviar um comentário