João Pereira Silva, presidente do Conselho de Administração da TACV, chamou dois quadros da diáspora, o engenheiro João Carlos Silva e o gestor Marco Pereira, para completar com ele o trio da nova equipa que vai gerir a transportadora aérea nacional nos próximos tempos. O governo já aceitou a proposta e deve anunciar a composição do novo CA da TACV esta segunda-feira, para na sexta conferir posse aos novos gestores.
O governo vai empossar ainda esta semana o novo Conselho de Administração da TACV, cuja composição ficou completa na passada quinta-feira em reunião dos accionistas. O ex-ministro da Economia, João Pereira Silva, que, conforme anunciado em primeira mão por A Semana, vai presidir o CA da companhia aérea nacional, foi buscar dois quadros à diáspora para formar a nova equipa gestora da TACV - engenheiro João Carlos Silva (diferentemente do escrito na primeira versão desta notícia) é um crioulo de São Vicente que viveu muitos anos na Inglaterra e está actualmente ao serviço da EuroAtlantic, companhia aérea charter ligada ao grupo Pestana; e Marco Pereira, um quadro que trabalha em Portugal, como gestor da Páginas Amarelas.
Este último, um filho de Santo Antão, será administrador Comercial e Financeiro, enquanto o engenheiro João Carlos Silva irá se ocupar da vertente técnica, o que não parece ser tarefa difícil tendo em conta a experiência que tem no sector enquanto técnico da Aeronautica Civil.
Tanto Marco Pereira quanto Carlos Silva foram uma escolha do próprio João Pereira Silva, que preferiu apostar nos dois quadros da diáspora para tentar levantar a TACV, cujas contas estão no vermelho desde há muito. “Pereirona não quis recorrer à prata da casa para evitar vícios na gestão da companhia. Com quadros de fora, eles podem tomar medidas sem correrem o risco de estarem a bater na mesma tecla que, pelos vistos, não tem resultado até agora para nossa companhia aérea de bandeira. Além disso, o novo PCA da TACV conta com a visão macro-económica de Marco Pereira para definir novas rotas e estratégias, sobretudo a nível regional, que farão crescer a TACV”, assevera uma fonte.
João Pereira Silva, João Carlos Silva e Marco Pereira deverão ser empossados nos respectivos cargos ainda esta semana, possivelmente na sexta-feira. O novo CA da TACV substitui a equipa liderada por António Neves, e que integrava ainda Georgina Mello e Carlos Lima. Neves está demissionário desde Março do ano passado, depois de entrar em conflito com a ministra das Finanças, Cristina Duarte. Em causa as contas da companhia, que António Neves exibia como um grande ganho de gestão, mas que não convenceram a governante.
Sem comentários:
Enviar um comentário