quinta-feira, 29 de março de 2012

Portugal: Crise faz disparar exportação de ouro para Cabo Verde 29 Março 2012

Cabo Verde está entre os países que recebeu maior exportação do ouro bruto de Portugal, no ano de 2011. Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) daquele país, as exportações de outro em bruto de Portugal aumentaram 140 por cento, uma cifra explicada pela crise económica que assola o país.

Portugal: Crise faz disparar exportação de ouro para Cabo Verde
Entretanto, desses números, a TVI digital avança que estão excluídas as vendas de jóias ou outras peças valiosas deste metal, bem como o ouro vendido para fins monetários.
No ano passado, os portugueses venderam cerca de 519 milhões de euros de ouro em bruto, semifaturado ou em pó. Este valor corresponde a uma exportação de 13,7 toneladas de ouro, um valor recorde desde o ano 2000. Cabo Verde, Bélgica, Espanha, Itália, Alemanha, França, Suíça, Reino Unido, Luxemburgo e Angola foram os países que receberam maior parte dessa exportação.
O portal digital considera ainda que dado que Portugal não é um país produtor do metal precioso, tudo indica que a forte subida das vendas esteja a ser impulsionada pela crise, supõe-se que através das lojas de compra e venda de ouro que proliferam pelo país.
“Muitas das famílias sobre-endividadas já recorreram a esse negócio da venda do ouro (...). As pessoas vendem por valores muito mais baixos do que sentem que é o valor justo”, comenta Graça Cabral, da DECO, argumentando que o ouro é vendido como mercadoria e não pelo seu valor acrescentado.

Sem comentários:

Enviar um comentário