segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Canadá congela activos e suspende transacções financeiras com regime de Kadafi

 

O Governo canadiano decidiu impor sanções adicionais à Líbia, incluindo o congelamento de bens da família do ditador Kadafi e a proibição de transacções financeiras com aquele país.
Num anúncio transmitido pela televisão no domingo, o Primeiro-ministro canadiano defendeu a saída do poder de Muammar Kadafi e indicou que esta nova tomada de posição do Canadá vai além da resolução aprovada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas no sábado.
Stephen Harper frisou que as novas medidas de congelamento dos activos da família Kadafi e suspensão de transacções financeiras com as autoridades líbias, incluindo o Banco Central, "ajudarão a restringir o movimento e acesso a dinheiro e a armas àqueles que são responsáveis pela violência contra o povo líbio".
O governante anunciou que um segundo avião da Força Aérea Canadiana está a caminho da Líbia para transportar cerca de uma centena de cidadãos canadianos que ainda permanece no país.
No sábado, um avião C-17 do Canadá retirou 46 pessoas da Líbia, incluindo pessoal diplomático que se encontrava em Tripoli.
Até ao momento, um total de 230 cidadãos canadianos deixaram a Líbia, por diversos meios disponíveis, quer aviões como barcos.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário