terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

SERÁ QUE VAI SER MESMO O PRESIDENTE DE TODOS OS CABO-VERDIANOS?

       O nosso Presidente da República 22 Fevereiro 2011

No dia próximo 10 de Março do corrente ano, quinta-feira, os 50 Conselheiros Nacionais do PAICV decidirão qual dos seguintes três presidenciáveis da família tambarina – Manuel Inocêncio Sousa, Ministro de Estado e das Infra-estruturas, Transportes e Telecomunicações, Aristides Lima, Presidente da Assembleia Nacional e David Hopffer Almada, Advogado e Deputado - o Partido dará o seu apoio para as próximas eleições presidenciais a ter lugar no mês de Agosto do ano em curso.

O nosso Presidente da República 
 
Na realidade sem se conhecer previamente os candidatos adversários e os que eventualmente poderão surgir no campo do PAICV, a escolha do pré-candidato a ser apoiado pelo PAICV é muito mais complexa, embora na arena ventoinha perfilam até este momento, os Srs. Drs. Jorge Carlos Fonseca e Amílcar Spencer Lopes.
Numa Conferência de Imprensa recentemente realizada na sede do PAICV, o Advogado e Secretário-Geral desse Partido, Armindo Maurício afirmou que, depois do resultado das eleições legislativas de 6 de Fevereiro em curso, o PAICV tem todas as condições de ganhar as presidências e disse ainda que o mesmo vai trabalhar no sentido de as ganhar.
Entretanto, considerando que o PAICV venceu as últimas legislativas com um total de 117.967 votos, enquanto que o seu arqui rival apenas conseguiu 94.674 votos, é fácil vislumbrar que o Partido tambarina tem largas vantagens para derrotar mais uma vez o candidato apoiado pelo seu rival. Portanto, o PAICV ganhou as legislativas com uma margem de 23.293 mais votos do que o MpD, o que representa 38 deputados para a Bancada do PAICV e 32 para o MpD, dos 72 parlamentares cabo-verdianos.
Dentro de 6 meses só se houver uma hecatombe na família tambarina é que o candidato presidencial a ser apoiado pelo maior partido da oposição poderá superar os votantes do PAICV, mesmo que todos os eleitores que votaram MpD (94.674), UCID (9842), PTS (1040) e o PSD (429) juntos não conseguirão bater o presidenciável a ser apoiado pelo Partido de Strela Negra. Esse alto responsável tambarina afirmou ainda nessa Conferência de Imprensa que todos os pré-candidatos da família tambarina reúnem o perfil adequado e o desejado pelos cabo-verdianos e que qualquer um seria um bom Presidente da República.
Na qualidade de cidadão atento deste país, diria eu, mesmo que ‘todos os pré-candidatos reúnem o perfil adequado e o desejado pelos cabo-verdianos’, o meu pré-candidato é o Dr. Aristides Raimundo Lima.
Acho que é a hora do Dr. Aristides Lima puxar dos seus galões e exigir do Partido o reconhecimento dos sacrifícios que tem feito durante toda a sua vida em prol do mesmo Partido, porque merece, para além de ter o perfil mais do que adequado e desejado pelos cabo-verdianos que não só residem nas ilhas, mas também na diáspora. O Dr. Aristides Lima não tem que ter o receio de reivindicar aquilo que julga ser de justiça e uma questão de oportunidade, honra e de dignidade.
Da minha parte o Dr. Aristides Lima tem todo o meu apoio neste combate, embora não faço parte da Conclave do CN. Todo o homem político que se preze deve ser combativo e travar a sua luta até as últimas consequências. O Presidente Pedro Pires é o nosso exemplo paradigmático.
Calculo que o Dr. Aristides Lima mesmo que não venha a ser o escolhido pelos Conselheiros Nacionais do Partido deverá levar a sua causa de cidadania até ao fim para poder vencer os adversários numa hipotética segunda volta.
O Dr. Aristides Lima, é o melhor preparado entre todos os restantes pré-candidatos mesmos os da arena ventoinha e aquele que, para além do forte apoio dos militantes, simpatizantes e amigos, conta com apoios fortes entre militantes e simpatizantes de todos os partidos políticos e da sociedade civil em geral.
Por isso, espero que seja ele o elemento a ser escolhido pelo Partido actualmente mais querido pelos cabo-verdianos quer internamente quer no exterior, conforme acima foi explícito.
Uma coisa é certa: estou convicto que a esmagadora maioria dos militantes tambarinas apoia o Dr. Aristides Lima. As sondagens realizadas anteriormente assim diziam. Entretanto, a última palavra é do Conselho Nacional e este, de certeza absoluta irá na via daquilo que é as expectativas dos militantes, simpatizantes e amigos do PAICV. E se quiseram ir mais longe, esta é a visão da própria sociedade cabo-verdiana. O Dr. Aristides Lima é um candidato que dá todas as garantias de um PRESIDENTE DA REPÚBLICA, que domina o dossier presidencial, que tem todas as competências “SAVOIR FAIRE” para o efeito e que tem melhor perfil: seriedade, competência, sapiência, humildade, sabedoria, experiência, honestidade, simplicidade etc.
O Dr. Aristides Lima, nasceu a 31 de Agosto de 1955, na ilha da Boa Vista, é Mestre em Direito, desempenhou as funções de Deputado da Nação desde 1985. Foi Secretário-Geral do PAICV, num período difícil na vida da Organização, ou seja de 1993 a 1997 e na sequência da vitoria do PAICV nas Legislativas de 2001 foi eleito Presidente da Casa Parlamentar. Nessas funções e por inerência delas tem substituído o Presidente da República com alto sentido de Estado.
Por isso que o próximo passo é para o mais alto Magistrado da Nação. Parafraseando o Primeiro-Ministro Dr. José Maria Neves, o Dr. Aristides Lima deverá neste momento preparar-se para meter a 4.ª velocidade e não a ré ou seja continuar no Parlamento como Deputado.
Ainda mais dos três pré-candidatos da ala tambarina, apenas o Dr. Aristides Lima ousou concorrer nas listas do PAICV para o círculo de Boa Vista, onde conseguiu uma vitoria estrondosa sobre o seu rival o Deputado José Luis Santos do MpD com mais de 53% dos votos do que o seu adversário.
O Eng. Manuel Inocêncio e o Advogado David Almada muito bem poderiam entrar nas listas do PAICV para S. Vicente e Santiago Norte, respectivamente. Quem diria que os resultados nesses círculos não seriam mais retumbantes do que os conseguidos?
A Conclusão que se tira e fácil. Não ajudaram o Partido no momento em que este mais precisava deles, não será agora que o CN irá escolher um deles para concorrer às presidenciais. Seria um factor de divisão do eleitorado tambarina que só beneficiaria a ala adversária, ou quiçá poderia provocar uma segunda volta no qual o Dr. Aristides Lima sairia vencedor. E depois? Como será a coabitação com o PAICV? Costuma se dizer que “quem semeia ventos colhe tempestade”.
De conformidade com o artigo 153.º da Constituição da República, a Assembleia Nacional reúne-se, para início da legislatura, no 20.º dia subsequente à publicação dos resultados eleitorais no Boletim Oficial, devendo, nessa reunião, de entre outras funções:
  • Verificar os mandatos dos candidatos eleitos e empossá-los;
  • Substituir, após empossamento, os Deputados nomeados membros do Governo ou providos em outras funções incompatíveis com o exercício do mandato de deputado;
  • Eleger, por maioria absoluta dos Deputados em efectividade de funções, o Presidente e os demais membros da Mesa da Assembleia Nacional.
Os resultados finais das legislativas de 6 de Fevereiro, só serão publicados no Boletim Oficial no próximo dia 21 de Fevereiro, 2.ª feira. Quererá dizer que dentro de 20 dias a Assembleia Nacional irá reunir-se para o início da VIII.ª Legislatura.
Isto demonstra que na reunião do CN do PAICV a ter lugar no próximo dia 10 de Março, os Conselheiros terão a oportunidade de conhecer os membros do primeiro Governo do PAICV para a VIII.ª Legislatura, o pré-candidato presidenciável e o candidato a cargo de Presidente da Assembleia Nacional. Para finalizar diria que não acredito que os 50 Conselheiros Nacionais do PAICV não escolherão o Dr. Aristides Lima como o seu pré-candidato às próximas eleições Presidenciais, visto que o mesmo é o homem mais bem preparado que o Partido tem neste momento para disputar as presidenciais com quem quer que seja no próximo mês de Agosto de 2011.

Cidade da Praia, 18 de Fevereiro de 2011.
Elisio Vieira Mendes - Pós Graduado em Direito e Segurança.

Sem comentários:

Enviar um comentário