segunda-feira, 23 de abril de 2012

Café do Fogo exportado em grande quantidade para a Holanda

A empresa Fogo Coffee Spirit comprou, até hoje, entre 22 e 23 toneladas de café produzido nos Mosteiros, o equivalente a 40 por cento da produção de 2012. A meta, segundo Licínio Andrade, presidente da Associação dos Produtores de Café (Procafé), é chegar à marca dos 25 mil quilos de café cereja vermelho.

Café do Fogo exportado em grande quantidade para a  Holanda
 
Neste primeiro ano de actividade, a empresa investiu cerca de 18 mil contos na aquisição de equipamentos que chegaram agora ao município. A maquinaria vai começar a ser instalada em meados de Maio próximo, afirmou Andrade.
Criada em finais de 2011, a Fogo Coffee Spirit tem como accionista maioritária a empresa holandesa Trabocca que detém 51 por cento das acções. Mas também conta com a sociedade da Casa Rodrigo, com 44 por cento das quotas, e a associação dos produtores de café dos Mosteiros que ficou com cinco por cento.
Até ao momento, a empresa já adquiriu quase 23 toneladas de café produzido este ano nas encostas montanhosas dos Mosteiros. O produto será exportado para a Holanda.
No que diz respeito às queixas dos produtores quanto ao preço estipulado por cada quilo de café, Licínio Andrade lembra que o valor foi devidamente negociado entre os agricultores e a Fogo Coffee Spirit.
“Por cada quilo de café cereja vermelho os produtores recebem 82 escudos, por ser este um ano de investimentos. A partir do terceiro ano, o quilo de café subirá para 100 escudos, estando acordado um aumento anual de dez por cento a partir do quarto ano”, sublinhou.

Sem comentários:

Enviar um comentário