Os imigrantes cabo-verdianos vão passar a pagar menos pela taxa de processamento de vistos para os EUA. De acordo com os reajustes feitos pelo Departamento do Estado Norte americano, e que entram em vigor na sexta-feira, 13, os imigrantes passam a pagar 19,500 escudos, muito menos que os actuais 28,050 escudos.
Em sentido contrário, as taxas de processamento de vistos para não-imigrantes aumentam, passando dos actuais 11,900 escudos para 13,060 escudos.
O Cônsul Americano na cidade da Praia, Robert Dahlke, informa que as actualizações são feitas anualmente e justifica o aumento com a necessidade de recuperar os custos que o governo dos EUA tem nos serviços consulares. É que os pedidos de vistos para não-imigrantes estão a aumentar e “os valores actuais não cobrem o custo real do processamento de vistos destes cidadãos”.
O Cônsul informa ainda que nos casos em que haja redução das taxas não serão feitos reembolsos. “Contudo, os recibos continuarão sendo válidos por um período de um ano após a data do pagamento”.
Robert Dahlke explica também o aumento da taxa de certas categorias de vistos e a diminuição noutras categorias, nomeadamente investidores (E) e noivo (K). “O modelo de actualização, de Dezembro de 2001, demonstrou-nos que se leva mais tempo a processar algumas categorias de vistos de não-migrantes. Daí a tomada dessa decisão, para que se possa reflectir melhor nos custos de cada serviço de visto efectuado”.
O responsável reconhece que as novas taxas poderão desencorajar as pessoas a viajar para os EUA mas, por outro lado, espera que os outros países não aumentem as suas taxas de vistos aos americanos. É que, tranquiliza as hostes e informa, por outro lado, vão compensar o aumento com a redução das taxas de reciprocidade entre os países.
Sem comentários:
Enviar um comentário