Felisberto Moreira, presidente da FICASE e especializado em gestão de projectos de desenvolvimento internacional, é o candidato do PAICV para liderar a lista da Assembleia Municipal de Santa Catarina de Santiago, nas eleições autárquicas deste ano. A proposta reúne apoio alargado dos tambarinas mas será, a qualquer momento, consensualizada entre os dirigentes da estrutura concelhia do partido. Felisberto Moreira apresenta-se como uma alternativa a Alcídio Tavares, que se recusou a concorrer ao cargo.
A aposta do PAICV em Felisberto Moreira para fazer dupla com José Maria Veiga na disputa da Câmara com o edil do MpD, Francisco Tavares, será levada, a qualquer momento, aos órgãos sectoriais e regionais para a sua oficialização.
"Desde o início, Felisberto Moreira era apontado, a nível do Conselho do Sector, como sendo um dos potenciais candidatos do PAICV à presidência da AM. Como Alcídio Tavares se recusou a concorrer a este lugar, a estrutura concelhia será chamada, a qualquer momento, para validar a candidatura de Moreira à Assembleia Municipal nas autárquicas deste ano", garante um membro da Comissão Política Regional de Santiago Norte.
Questionado sobre o assunto, Moreira disse que ainda não foi abordado neste sentido, mas avisa que está preparado para abraçar todos os cenários possíveis. "O Conselho do Sector ainda não decidiu quem será o candidato do PAICV à AM, motivo por que não gostaria de falar agora deste dossier. Há outros potenciais candidatos. Mas estou aberto a acatar qualquer decisão que o partido", admite o entrevistado do asemanaonline.
Felisberto Moreira, 44 anos, é natural de Chã de Tanque, onde fez, entre 1975 e 1982, os estudos primários e o ciclo preparatório. Depois de ter realizado, em 1988, os estudos secundários no Liceu Domingos Ramos (Praia), Moreira seguiu em 1991 para Dacar (Senegal). Ali concluiu, em 1993, o curso de Documentação pela Universidade Cheikh Anta Diop de Dacar.
Já em 1994, entrou para o Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais de Cabo Verde e finalizou, em 1997, o curso de Bacharelato em Gestão e Marketing. Em 1999, rumou a Portugal, onde terminou, em 2000, a licenciatura em Gestão e Marketing no Instituto Politécnico de Lisboa.
Mas não parou por aí. Em 2008, concluiu a Pós Graduação em Gestão Global, pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais de Cabo Verde. Três anos depois, mais concretamente em Setembro de 2011, Felisberto Moreira obteve a Certificação de MPDI (Gestor de Projectos de Desenvolvimento Internacional) pelo Setym Internacional e Universidade de Quebec em Montreal, Canadá.
Para fontes deste diário digital, Moreira é um quadro com competência técnica reconhecida e que já exerceu funções de responsabilidades a nível do Estado e do sector privado. Foi professor da disciplina de Estudos Sociais na Escola do Ensino Básico Complementar de Santa Catarina de Santiago (1988-1990), técnico-documentalista no Arquivo Histórico Nacional (1993-1994) e do Instituto de Apoio ao Emigrante (1994-1996).
Desempenhou também a função de técnico de Marketing da TACV (1997-1999). De 2001 a 2010, desempenhou o cargo de presidente do Instituto Cabo-verdiano de Acção Social Escolar (ICASE). Em 2011 assumiu o cargo de presidente do Conselho de Administração da Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (FICASE). A instituição que lidera já ganhou vários prémios e condecorações, dos quais destacamos a Medalha do 1º Grau de Serviços Distintos e o Prémio da Organização Mundial da Família.
Felisberto Moreira foi também, de 2005 a 2010, professor no Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais de Cabo Verde, leccionando, em regime pós laboral, as disciplinas de Marketing e Gestão Estratégica.
Sem comentários:
Enviar um comentário