quarta-feira, 11 de abril de 2012

Jogos Desportivos da CPLP voltam a Portugal

Augusto Fontes Baganha, presidente do Instituto do Desporto de Portugal, Alexandre Mestre,secretário de Estado e do Desporto e Carlos Paula Cardoso, presidente da Confederação do Desporto de Portugal  (foto ASF)
 
 
Foi assinado, no auditório da Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, o contrato-programa de Desenvolvimento Desportivo entre o Instituto Português do Desporto e Juventude e a Confederação do Desporto de Portugal, para a 8.ª edição dos Jogos Desportivos da CPLP, que decorrem de 7 a 15 de julho.

No ano do seu 20.º aniversário, os jogos voltam a Portugal – estreia em 1992 - para receber este programa de desportivo diferenciado que mais do que uma componente desportiva tem fomentado ao longo de todas as edições um desenvolvimento cultural e inclusivo, devido à participação de jovens com deficiências.

Domingos Simões, secretário executivo da CPLP, salientou a importância da organização:

- O maior objetivo da CPLP é promover conhecimento mútuo das comunidades da nossa organização e a meu ver não há manifestação maior do que as da ordem desportiva e cultural para a proximidade e maior conhecimento das nossas comunidades.

Desenvolvidas no escalão sub-16, exceto o voleibol de praia (sub-17) e o atletismo para pessoas portadoras de deficiência (sub-20), o grande objetivo desta iniciativa recai na formação dos jovens participantes.

«Começa por ajudar no desenvolvimento do homem enquanto parte de uma comunidade mais vasta e nesse processo de aprendizagem e formação, o desporto e a cultura desempenham papéis muito importantes. Nessa faixa etária é realmente o ponto de partida e onde devemos investir para que haja um convívio livre de qualquer preconceito», concluiu Domingos Simões.

O contrato-programa, com uma verba de cerca de 1 milhão de euros, foi ratificado pelo presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Augusto Fontes Beganha, pelo presidente da Confederação do Desporto de Portugal, Carlos Paula Cardoso, pelo secretário de Estado e do Desporto, Alexandre Miguel Mestre e pelo secretário executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira e contou ainda com a presença de diversas presenças de federações de desporto portuguesas.

No retorno à capital lusa, são esperados cerca de 1000 participantes nas modalidades de voleibol, ténis, andebol, atletismo basquetebol e atletismo para pessoas portadoras de deficiência, dos oito países envolvidos (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste).

As competições da 8.ª edição dos Jogos Desportivos da CPLP terão lugar no Parque Desportivo Engenheiro Ministro dos Santos em Mafra e o voleibol de praia marcará presença na praia da Foz do Lisandro, na Ericeira.

Localização que mereceu destaque por parte do secretário de Estado e do Desporto, Alexandre Miguel Mestre, devido à união da Câmara Municipal às entidades governamentais e não-governamentais para a realização desta 8.ª edição.

«Em Mafra haverá também uma reunião de ministros do desporto da CPLP, onde lançámos o repto aos comités olímpicos de língua para os governos e entidades não-governamentais para a diplomacia formal e não formal funcionar através do desporto. É uma grande localidade para o evento pois também proporciona aos jovens envolvidos cultura a nível intergeracional», afirmou o secretário de Estado.

Acrescentando:
- Diálogo multicultural é fundamental nos homens. Mobilidade também se faz através do desporto. Será entregue o prémio de ética desportiva porque é nesta idade que os valores, as regras se educam e o governo e a secretaria do Desporto querem ter um papel neste bom exemplo.

A comissão dos jogos desportivos da CPLP decidiu-se reger-se pelo princípio «não há países vencedores», para que a união seja mais uma vez fomentada. Serão atribuídas aos atletas taças e medalhas (ouro, prata e bronze), lembranças e diplomas de participação, assim como o prémio «Ética Desportiva».
 
 
IMAGENS RELACIONADAS
O
O
Alexandre
O
No
O
O

Sem comentários:

Enviar um comentário