É hoje à noite a Gala dos Cabo Verde Music Awards. Inédito na história da música cabo-verdiana, o evento vai distinguir as maiores estrelas da nossa constelação musical. Independentemente de arrebatarem ou não o prémio disputado, Mayra Andrade, Lura, Beto Dias e Cordas do Sol, cada um com cinco nomeações, vão brilhar. Na mesma noite e palco também Cesária Évora e Maria de Barros serão galardoadas com os prémios Carreira e Acção Social, respectivamente.
37 artistas estão nomeados para 18 diferentes categorias, o que perfaz um total de 72 nomeações. Melhor Voz Masculina, Melhor Voz Feminina, Melhor DJ/Animador de Rádio e Melhor Música do Ano são as categorias em que o público pode votar. Suzanna Lubrano, Nelson Freitas e Maria de Barros são outros fortes concorrentes à vitória, com quatro indicações cada. Mas na disputa estão também Jorge Humberto, Djodje, Mo´Kalamity, Hernâni Almeida, Ferro Gaita, Quim Alves, Gil Semedo, Jorge Neto, Splash, Livity.
A gala, que terá transmissão em directo na TCV, RCV, RTP África, TPA2, Afro Music Channel e no portal sapo.cv, também prestará homenagem a um leque de artistas que já saíram de cena, mas que continuam a jogar um papel determinante na projecção da música cabo-verdiana enquanto expressão de um povo que plantou na encruzilhada do mundo, geografias e raças uma sinfonia única, a alma da crioulidade. E assim viverão sempre Manuel d´Novas, Lela Violão, Codé di Dona, Hermínia, Ildo Lobo, Luís Morais, Nácia Gomi, Norberto Tavares, Orlando Pantera, Biús e Vadú.
Maria Celina, da RDP África, será a apresentadora da gala que contará com a presença de quase todos os artistas nomeados. Estes desfilarão pelo tapete vermelho, de traje de gala, rumo ao auditório da Assembleia Nacional, onde, a partir das 21h00, convidados especiais animarão a plateia. De Angola veio Neyma, cantora que já gravou um dueto com o nomeado Grace Évora. Portugal manda dois elementos da banda Nu Soul Family: o luso-caboverdiano Dino e Virgul (ex-Da Weasel), que vão actuar em dueto.
Conhecidos os vencedores da noite, que se espera bastante concorrida (à hora do fecho desta edição vendiam-se os últimos ingressos), artistas nomeados, júri, convidados e organização vão mudar de registo e animar uma festa num dos hotéis da capital.
Sem comentários:
Enviar um comentário